EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA COM A EDUCAÇÃO INFANTIL DESENVOLVIDAS NO PIBID

Autores

  • Rodrigo Lema Del Rio Martins Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Silvana Ventorim Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Andréa Brandão Locatelli Centro Universitário do Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo
  • Amarílio Ferreira Neto Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo
  • André Da Silva Mello Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i4.6656

Resumo

O estudo analisa as experiências formativas de licenciandos em Educação Física, empreendidas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid/EF) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), para a intervenção pedagógica na Educação Infantil. Utiliza a Pesquisa Narrativa como pressuposto teórico-metodológico e, como fontes na produção dos dados, as narrativas textuais e orais produzidas por 12 bolsistas de iniciação à docência, inseridos em dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Vitória/ES. Os dados analisados sinalizam para uma formação centrada nas práticas pedagógicas, em que as demandas específicas das crianças e das instituições responsáveis pelo seu acolhimento foram mediadas pela pesquisa e pela relação colaborativa entre a universidade e os CMEIs conveniados. As experiências formativas investigadas têm contribuído para consolidar entre os bolsistas de iniciação à docência, uma concepção de infância que compreende as crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e agentes ativos em seus processos de socialização ocorridos no cotidiano escolar. Contudo, a abrangência do programa no universo de estudantes de licenciatura em Educação Física da Ufes é pequeno e, portanto, torna-se questionável o impacto dessa formação, que visa a diminuir o distanciamento da relação teoria-prática e de imprimir uma nova concepção de infância que possa balizar as ações pedagógicas desenvolvidas pelos futuros professores que atuarão na Educação Infantil, na constituição de futuras gerações de professores. Outro aspecto a se destacar é que os diferentes níveis de envolvimento e pertencimento dos bolsistas ao Pibid/EF denotam que a autoformação é uma importante variável em seus processos formativos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lema Del Rio Martins, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Mestre, Doutorando do Programa de Pós-graduação de Educação Física e membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria)

Silvana Ventorim, Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação de Educação e membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria)

Andréa Brandão Locatelli, Centro Universitário do Norte do Espírito Santo da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora Doutora do Programa de Pós-graduação em Ensino na Educação básica e membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria)

Amarílio Ferreira Neto, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação de Educação Física e membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria)

André Da Silva Mello, Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Doutor do Programa de Pós-graduação de Educação Física e membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria)

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Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo Original