RELAÇÃO ENTRE A COORDENAÇÃO MOTORA E A APTIDÃO FÍSICA EM CRIANÇAS DOS 9 AOS 14 ANOS

Autores

  • João Paulo Saraiva Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
  • Luís Carlos Lopes Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto de Educação da Universidade do Minho. Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i1.7979

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre a coordenação motora (CM) e a aptidão fisica (ApF). Participaram do estudo 738 crianças (400 meninos) dos 9 e os 14 anos de idade. A CM foi avaliada com recurso ao KTK, enquanto para a ApF foi aplicada a bateria do FITNESSGRAM. Observamos a existência de uma associação positiva entre as variaveis em estudo, tendo as crianças com melhor coordenação motora apresentado um nível de aptidão física também elevado. Estes resultados reforçam a importância do envolvimento das crianças em brincadeiras e jogos na escola e na comunidade, bem como atividades planeadas e apropriadas a promocão e desenvolvimento competencias e de habilidades motoras que constituem as bases para um nível saudável de aptidão física.

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Biografia do Autor

João Paulo Saraiva, Centro de Investigação em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Experiência na investigação e produção científica nas áreas do desenvolvimento motor infanto-juvenil e na prática esportiva de pessoas com deficiência, com artigos publicados nestas áreas. Experiência profissional no ensino da Educação Física no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, assim como experiência no acompanhamento/apoio pedagógico de alunos com Necessidades Educativas. Especiais. Investigador colaborante com o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC), que constitui uma unidade multidisiciplinar que visa a produção de conhecimento teórico e prático que sustente políticas, práticas e abordagens inovadoras e socialmente relevantes no domínio da Educação. Com vista ao desenvolvimento informado e socialmente comprometido de profissionais de ensino e educação, bem como de outros atores educativos, o CIEC toma como seus objetos prioritários de investigação as racionalidades, políticas, contextos, processos e práticas de educação e formação escolar e não-escolar.

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Publicado

2019-05-11

Edição

Seção

Artigo Original