MODELAGEM DO COMPORTAMENTO TÉCNICO DA LUTA MARAJOARA: DO DESEMPENHO AO EDUCACIONAL

Autores

  • Ítalo Sergio Lopes Campos Universidade Federal do Pará
  • Claudio Joaquim Borba Pinheiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus de Tucuruí Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucurui
  • Amauri Gouveia Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i2.9421

Resumo

A Luta Marajoara (LM) é uma modalidade esportiva de combate ainda pouco estudada atualmente. Praticada tradicionalmente no Arquipélago do Marajó, Pará, tal modalidade experimenta nos últimos anos um iminente processo de esportivização. O esforço para sua regulamentação enquanto esporte de combate, no entanto, perpassa por aspectos de natureza técnica, de gestão esportiva e de preservação do seu caráter cultural e tradicional. Nesse sentido, vislumbra-se duas possibilidades de intervenções que não são excludentes. Uma que tenta estruturar a LM enquanto modalidade esportiva de combate, e outra que busca sua inserção enquanto conteúdo educacional, no campo da educação física escolar. Perspectivando atrelar valores científicos e educacionais a LM, o presente ensaio tem como objetivo descrever a LM como esta é praticada hoje, identificando suas principais técnicas, aspectos esportivos e características educativas, buscando aplicações tanto no âmbito esportivo quanto no campo educacional. Além das inserções acadêmicas dos autores com outras modalidades esportivas de combate, o estudo pautou-se em levantamento na literatura especializada, em fonte documental de treinadores tradicionais e em conversas com atletas renomados da região do Marajó. Evidencia-se atualmente que a LM vem apresentando um crescente processo de expansão enquanto modalidade de combate, sendo também perceptível, que em termos educacionais, o seu regionalismo e sua dimensão cultural são aspectos que a vinculam cada vez mais com o conteúdo lutas da disciplina educação física escolar. Com este enfoque espera-se que o estudo possa contribuir, enquanto campo de investigação, para o desenvolvimento de uma genuína luta do norte do Brasil, seja em relação ao seu caráter sociocultural e educativo ou a partir de seu dimensionamento enquanto modalidade esportiva de combate.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Sergio Lopes Campos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Neurociência Docente da Faculdade de Educação Física da UFPA

Claudio Joaquim Borba Pinheiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus de Tucuruí Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucurui

Doutor em Ciências Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) campus de Tucuruí Docente da Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuru

Amauri Gouveia, Universidade Federal do Pará

Doutor em Neurociência e Comportamento Docente do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular da UFPA

Downloads

Publicado

2019-06-12

Edição

Seção

Ensaio