ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS NA IDENTIFICAÇÃO DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS PRIMORDIAIS EM ESPORTES COLETIVOS

Autores

  • Diego Hilgemberg Figueiredo Universidade Estadual de Maringá
  • Diogo Hilgemberg Figueiredo Universidade Estadual de Maringá
  • Helcio Rossi Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Luiz Claudio Reeberg Stanganelli Universidade Estadual de Londrina
  • Antônio Carlos Dourado Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i3.9881

Resumo

Os objetivos do presente estudo foram: demonstrar por meio da análise de componentes principais (ACP), quais as variáveis que poderiam estar mais relacionadas com o desempenho de atletas de modalidades coletivas, podendo assim colaborar com uma maior caracterização das mesmas e testar se a utilização da técnica multivariada de análise por meio da ACP seria capaz de sintetizar essas variáveis. Fizeram parte do estudo 108 atletas (38 do gênero masculino e 70 do feminino) representantes da cidade de Londrina nos Jogos da Juventude do Paraná de 2008 e 2011 que integravam as modalidades de futsal, handebol, basquetebol e voleibol. Foram realizadas medidas de composição corporal por meio de plestimografia por deslocamento de ar, estatura e massa corporal, saltos verticais em placa de contato, testes de agilidade e velocidade, flexões abdominais e o teste de corrida de Leger. A análise de componentes principais (ACP) foi utilizada na tentativa de sumarizar em fatores as variáveis investigadas para todas as modalidades investigadas. Foram identificados 4 componentes principais para as modalidades de Futsal e Voleibol, representando 79,7% e 77% da variância total e de 3 componentes para as modalidades Basquetebol e Handebol, respondendo por 77% e 81,6% da variância total. A ACP foi capaz de identificar e discriminar as variáveis que mais respondem pela variância total em modalidades coletivas. As variáveis que mais contribuíram para a formação dos componentes vão de encontro com os principais atributos específicos das modalidades estudadas, identificando assim as principais variáveis que em tese poderiam contribuir para o sucesso esportivo nas modalidades em questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Hilgemberg Figueiredo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Desempenho Humano e atividade Física pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorando do program de pós graduação em associação UEL/UEM

Diogo Hilgemberg Figueiredo, Universidade Estadual de Maringá

Mestre em Desempenho Humano e atividade Física pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorando do program de pós graduação em associação UEL/UEM

Helcio Rossi Gonçalves, Universidade Estadual de Londrina

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Mestrado Ciências do Esporte pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professor Adjunto do Curso de Ciências do Esporte - Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Luiz Claudio Reeberg Stanganelli, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1978), mestrado em Fisiologia do Exercício e Aptidão Física - University of Oregon (1990) e doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é professor associado C da Universidade Estadual de Londrina.

Antônio Carlos Dourado, Universidade Estadual de Londrina

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1989), Mestrado em Biodinâmica do Movimento Humano pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é Professor Adjunto D da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2019-08-24

Edição

Seção

Artigo Original