COMPARAÇÃO DOS INDICADORES DO ESTILO DE VIDA DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ILHABELA

Autores

  • Eduardo Rossato de Victo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil
  • Gerson Ferrari Centro de Investigación en Fisiologia del Ejercicio - CIFE, Universidad Mayor, Santiago, Chile; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil
  • Dirceu Solé Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil
  • João Junior Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil
  • Timoteo Araújo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil
  • Victor Matsudo Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbcm.v28i1.9967

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar os indicadores do estilo de vida de escolares do ensino fundamental e médio de Ilhabela. A amostra foi composta por 400 escolares (11-18 anos) que faziam parte do Projeto Misto-Longitudinal de Crescimento, Desenvolvimento e Aptidão Física de Ilhabela. Foram aferidos o peso, a estatura e com posterior calculo do índice de massa corporal (IMC) para classificação dos escolares em eutrófico, excesso de peso ou obesidade de acordo com as curvas padrão da Organização Mundial da Saúde. Além disso, foram analisados indicadores de estilo de vida (transporte para escola, tempo de tela, TV no quarto, tempo de sono e dieta), atividade física (AF) e tempo sentado (TS) obtidos através de questionários. Foi utilizado o teste t de student e o teste do qui-quadrado na comparação dos resultados entre ensino fundamental e médio. A média de idade dos grupos ensino fundamental e médio foi 12,6 e 16,0 anos, respectivamente. Diferenças significantes entre os de ensino médio e fundamental foram observadas com relação à utilização de transporte ativo para a escola (20% x 48%, respectivamente), não atingir as recomendações de sono (70,3% x 47,8%, respectivamente), menores valores para alimentação saudável (3,61 x 3,86, respectivamente), e maior tempo gasto em AF leve foi maior no ensino médio (372,4 min x 281,1 min, respectivamente). Não houve diferenças entre os grupos quanto ao tempo gasto em AF moderada e vigorosa e o tempo sentado. Conclui-se que os alunos do ensino fundamental e médio apresentam comportamentos diferentes no tipo de transporte usado para escola, no tempo de sono e no gasto de AF com intensidade leve, assim como na alimentação. Estratégias de intervenção e mudanças no estilo de vida devem ser diferentes entre os escolares do ensino médio e fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Rossato de Victo, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil

Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil

Gerson Ferrari, Centro de Investigación en Fisiologia del Ejercicio - CIFE, Universidad Mayor, Santiago, Chile; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil

Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasi; Centro de Investigación en Fisiologia del Ejercicio - CIFE, Universidad Mayor, Santiago, Chile

Dirceu Solé, Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil

Departamento de Pediatria, Escola Paulista de Medicina (EPM) Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, Brasil

João Junior, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil

Timoteo Araújo, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil

Victor Matsudo, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil

Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (CELAFISCS), São Caetano do Sul, Brasil

Downloads

Publicado

2020-07-28

Edição

Seção

Artigo Original