(IN)ATIVIDADE FÍSICA NA ADOLESCÊNCIA: REVISÃO SISTEMÁTICA - DOI: http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v21n3p166-179

Autores/as

  • Junior Vagner Pereira da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.18511/rbcm.v21i3.3602

Palabras clave:

Epistemologia do Sul, Ciência, Conhecimento, Tradição, Intercultural.

Resumen

Diversas mudanças sociais vêm ocorrendo nas últimas décadas. Contudo, há evidências de que nem sempre elas têm resultado em benefícios à promoção da saúde, uma vez que o estilo de vida, dentre eles a prática de atividade física, tem sofrido impactos direto. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo analisar o nível de atividade física em adolescentes brasileiros. Para tanto, foram avaliados 81 artigos, revelando altos percentuais de inatividade física entre adolescentes, seja nas atividades cotidianas em geral, nas atividades de lazer e nas aulas de Educação Física. Conclui-se que há uma elevada sedentarização nas atividades cotidianas de adolescentes brasileiros, exigindo que intervenções, como a formulação e implantação de políticas públicas inter-setoriais, sejam realizadas, haja vista que o sedentarismo é um problema multifatorial.

Biografía del autor/a

  • Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Universidade Católica de Brasília - UCB
    Doutorando em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília; Editor Adjunto da Revista Brasileira de Ciência e Movimento; Docente na Universidade Estadual de Santa Cruz. Atualmente tem desenvolvido pesquisas relacionadas ao Lazer, Educação Física Escolar e Qualidade de Vida.

Publicado

2012-12-06

Número

Sección

Artigo de Revisão