Disseminação das plataformas de delivery no contexto de distanciamento social: Uma análise com modelo baseado em agentes

Autores

  • Adilson Giovanini Prof, Dr. Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC
  • Helberte João França Almeida Professor, Dr. Programa de Pós Graduação em Economia, PPGECO, Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O cenário de distanciamento social decorrente da COVID-19 contribui para a mudança nos hábitos dos consumidores forçando os restaurantes a aderirem à realização de entregas sob demanda para minimizarem a retração nas suas receitas. Um modelo baseado em agentes é utilizado para identificar os efeitos de diferentes cenários de isolamento social sobre o avanço das plataformas de delivery (entrega sob demanda). As simulações realizadas mostram que o distanciamento social resulta em uma trajetória de avanço no montante de transações realizadas por meio dessas plataformas. A presença de mecanismos de feedback positivo pode resultar em efeito permanente, implicando em utilização generalizada das plataformas digitais, caso o distanciamento social seja mantido por um número suficiente de períodos. O avanço das plataformas aumenta a concorrência entre os estabelecimentos comerciais e a eficiência no mercado de comidas preparadas, apesar de implicar na falência dos restaurantes menos eficientes e no aumento na concentração de mercado..

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Publicado

2022-03-21

Edição

Seção

Artigos