Escolha ótima do monopolista discriminador de preços de segundo grau

Autores

  • Adriano de Amarante Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-2889-0100
  • Amanda de Oliveira Marques Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gabriel Coutinho de Amarante Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Inúmeras indústrias adotam a estratégia de ofertar pacotes com unidades de um determinado produto a preços diferenciados por unidade, por analogia podemos analisar o tamanho do pacote como nível de qualidade do produto ou serviço. Esta política de preços por quantidade é denominada como discriminação de preços de segundo grau ou discriminação de preços não-linear. Neste artigo se apresenta o problema de escolha ótima da firma monopolista discriminadora de preços com dois consumidores sob condições gerais e de forma diagramática e analítica para demandas lineares bem comportadas.

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Biografia do Autor

Adriano de Amarante, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UDESC.

Amanda de Oliveira Marques, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Economia da Energia.

Gabriel Coutinho de Amarante, Universidade do Estado de Santa Catarina

Bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Economia da Energia.

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Publicado

2023-09-24

Edição

Seção

Artigos