Os efeitos da grande depressão nos EUA sobre o nível de consumo americano

Autores

  • Celso Vila Nova de Souza Junior Universidade Católica de Brasília
  • Tito Belchior Silva Moreira Fundação Getúlio Vargas, Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG) http://orcid.org/0000-0002-2382-1480
  • Philipp Ehrl Fundação Getúlio Vargas, Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG)

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbee.v24i2.15500

Resumo

Este estudo investiga o impacto da Grande Depressão sobre o consumo na economia dos Estados Unidos, no período de 1929:04 a 1936:04. Os resultados empíricos mostram que as variáveis exploratórias — renda pessoal, índice Dow Jones, moeda em circulação, número de falências nos negócios e total de exportações — podem explicar o comportamento do consumo. Destacam-se contribuições como: o uso do consumo, em vez da produção, como variável dependente; o índice Dow Jones como causa de Granger do consumo; as variáveis exploratórias a preços correntes afetando a variável dependente a preços constantes; e, por fim, a complementaridade entre as explicações de Friedman e Keynes sobre a Grande Depressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Vila Nova de Souza Junior, Universidade Católica de Brasília

Tito Belchior Silva Moreira, Fundação Getúlio Vargas, Escola de Políticas Públicas e Governo (FGV EPPG)

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (2001), atualmente sou professor/pesquisador da FGV EPPG: Fundação Getúlio Vargas, Escola de Políticas Públicas e Governo e pesquisador do CNPq. Tenho experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia (interação entre políticas fiscal e monetária, dominância fiscal); economia regional e urbana (economia do crime, crescimento de cidades e processos de aglomeração) e Economia Monetária (política monetária e preços relativos). Possuo publicações entre periódicos nacionais e internacionais e experiência em orientação de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Durante o ano de 2005 foi diretor do curso de graduação de economia da UCB. Orientador de 3 monografias selecionadas para prêmio do CORECON-DF. Vencedor do XIV Prêmio do Tesouro Nacional de 2009; Vencedor do XV Prêmio do Tesouro Nacional de 2010; Vencedor do IV Prêmio SOF em 2011. De acordo com QUALIS CAPES destaco as seguintes publicações: Economics Letters; International Review of Law and Economics; Economics Bulletin; Review of Development Economics; Journal of Economics Studies; Plos One; International Journal of Social Economics; Applied Financial Economics. No Brasil tenho publicações nos principais periódicos: Revista Brasileira de Economia (FGV); Análise Econômica (UFRGS); Estudos Econômicos (USP); Economia Aplicada (USP); Brazilian Review of Econometrics (SBE), Planejamento e Politicas Publicas (IPEA), Economia (Anpec-Brasília); Pesquisa Operacional, Revista de Economia Política, Revista de Economia Contemporânea (UFRJ), Nova Economia (UFMG). Um estudo recente sobre repercussão de pesquisas realizado pelo departamento de economia FEA/USP, intitulado Scholarly Collaboration and Research Output of Academic Economists in Brazil (Haddad, Mena-Chalco e Sidone, WP 2016-10) me classifica como um dos mais produtivos pesquisadores do Brasil.

Downloads

Publicado

2025-05-19

Edição

Seção

Artigos