Monetary union enlargement and international trade
Resumo
Este artigo estuda os efeitos da ampliação da união monetária sobre o comércio internacional num modelo monetário de procura com três países (dois países instalados na união e um país em acesso). É mostrado que com a ampliação da união monetária se espera um aumento no comércio internacional e desta maneira uma melhoria no sentido de Pareto; mas também poderia provocar uma redução do comércio se a quantidade de moeda emitida é muito grande e o grau de integração entre os países instalados é muito grande relativo ao grau de integração com o país em acesso.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
Direitos autorais e licenciamento
A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.