Bens de status: características, literatura e novos avanços

Autores

  • José A. Rodrigues-Neto Australian National University
  • Luciana C. Fiorini Tulane University
  • Rogério Mazali Tulane University

Resumo

Do ponto de vista econômico, o consumo de bens de status possui características bastante peculiares. Dessa forma, o estudo do comportamento de consumidores desses bens, e também das estratégias de seus produtores, revela propriedades específicas desse mercado. Neste artigo, nós apontamos os principais fatores que tornam esses bens fundamentalmente diferentes dos bens tradicionais de consumo. Além disso, apresentamos uma breve revisão da literatura para mostrar os principais avanços ocorridos na teoria econômica aplicada aos mercados dos bens de status. Finalmente, discutimos quais são, na atualidade, as mais proeminentes e relevantes linhas de pesquisas sobre bens de status.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José A. Rodrigues-Neto, Australian National University

Downloads

Publicado

2013-07-31

Edição

Seção

Artigos