A Influência do Ambiente Externo no Risco Operacional das Instituições Financeiras: uma análise empírica para fraudes
Palavras-chave:
Gestão do Poder JudiciárioResumo
Este estudo empírico constata a relação entre variáveis representativas de Fatores do Ambiente Externo (FAE) e fraudes externas enfrentadas por instituições financeiras. Para isso, utilizam-se modelos econométricos para análises de séries temporais tanto da freqüência como da severidade – ligada ao valor – dessa categoria de eventos de perda. Aplica-se o método geral para-específico (Hendry Approach) e testa-se a co-integração pelo procedimento de Johansen (1988). A amostra é formada por 15.505 eventos de perdas relacionados a fraudes externas ocorridas numa instituição financeira brasileira no período de jan/2000 a out/2003. Assim, como variáveis capazes de explicar a ocorrência desse tipo de fraude em bancos, destacam-se: rendimento médio real e salário mínimo real. Evidencia-se, dessa forma, a influência do ambiente externo no Risco Operacional presente em instituições financeiras.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
Direitos autorais e licenciamento
A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.