Uma análise da duração do desemprego no Brasil (2002- 2011)
Resumo
O objetivo deste trabalho é examinar a duração do desemprego brasileiro no período de 2002 até 2011, aplicando a metodologia da análise de sobrevivência para os dados da Pesquisa Mensal de Emprego. Os resultados sugerem que a probabilidade de sobrevivência no desemprego é maior para as mulheres, para os indivíduos com maiores níveis de escolaridade, não brancos, não chefes de família e residentes nas regiões metropolitanas de Salvador e Rio de Janeiro. As estimativas paramétricas indicam que o risco de saída do desemprego aumenta com a redução da taxa de desemprego, com o aumento do rendimento médio do trabalhador e com o aumento do crescimento do PIB. Ademais, verificou-se que o risco de sair do desemprego é maior em Belo Horizonte e menor em Salvador. Foi também possível observar uma tendência de redução na duração do desemprego no Brasil maior entre 2008-2011 do que entre 2002-2007.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
Direitos autorais e licenciamento
A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.