Economias de aglomeração nas atividades econômicas dos municípios brasileiros nos anos de 2000 e 2009: Evidências a partir de equações salariais
Resumo
O artigo investiga evidências empíricas de economias de aglomeração nas atividades econômicas dos municípios brasileiros nos anos de 2000 e 2009, tendo como base equações salariais com formulação baseada em um modelo microeconômico desenvolvido por Fingleton (2003). Os resultados obtidos a partir da técnica de variáveis instrumentais via MQ2E e GMM, sugerem que as variações nas taxas salariais dos municípios brasileiros são significativamente e positivamente relacionadas com a concentração espacial da atividade econômica e com os transbordamentos dos níveis de eficiência entre áreas geograficamente próximas, corroborando as teorias de Jacobs acerca das economias de urbanização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
Direitos autorais e licenciamento
A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.