Localização do setor de serviços e sua relação com questões espaciais no Brasil: Uma análise a partir do censo demográfico de 2010

Autores

  • Fernando Salgueiro Perobelli Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Verônica Lazarini Cardoso Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vinícius de Almeida Vale Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Lais Caroline Souza Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O objetivo deste artigo é avaliar a distribuição espacial do setor de serviços no Brasil. Tal avaliação é realizada por meio da análise de concentração espacial, a partir do quociente locacional, análise da hierarquia urbana e análise de regressão, para 10 grupos de serviços e para uma desagregação espacial a nível municipal, a partir de dados do Censo Demográfico de 2010. Os resultados se mostram em linha com a literatura apresentando padrões hierárquicos para os setores de serviços mercantis, que tendem a se concentrar nos municípios de maior população, e padrões hierárquicos reversos para as atividades de serviço não mercantis.

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Biografia do Autor

Fernando Salgueiro Perobelli, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutor em Economia - USP

Pesquisador CNPq e FAPEMIG e LATES/UFJF

Professor PPGE - Faculdade de Economia - UFJF

Verônica Lazarini Cardoso, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Economia Aplicada pelo Programa de Pós Graduação em Economia - Universidade Federal de Juiz de Fora

Vinícius de Almeida Vale, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutorando em Economia no Programa de Pós Graduação em Economia - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Pesquisador do LATES

Lais Caroline Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduanda em Economia - Universidade Federal de Juiz de Fora

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Publicado

2016-10-03