Pobreza feminina nas grandes regiões brasileiras (2012): uma aplicação do método Alkire Foster (AF)
Palavras-chave:
Coleta seletiva, Cooperativa Reciclo, História, Cândido Portinari, ExtensãoResumo
A literatura sobre a pobreza passou por avanços e mudou o enfoque dos dados baseados somente na renda monetária, para incluir outras dimensões, que melhor explicam o fenômeno da pobreza. Este artigo objetiva aplicar o método Alkire Foster (AF), que serve de base para o índice de pobreza multidimensional (IPM) do PNUD, para analisar a pobreza das mulheres das grandes regiões brasileiras no ano de 2012. Para o estudo foram utilizadas as informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD). Foram definidas quatro dimensões e dezoito indicadores para o cálculo das medidas de pobreza. Os resultados mostraram disparidades entre as grandes regiões do país e identificaram que os indicadores posse de microcomputador, anos de estudo, faixa de rendimento e destino do lixo apresentaram as maiores privações em todas as grandes regiões.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo autoriza sua publicação pela Revista Brasileira de Economia de Empresas/Brazilian Journal of Business Economics e implica em garantia de que se trata de trabalho original, o qual não está sendo submetido a nenhum outro periódico. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer artigo publicado por outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico. Nesse caso, prévia e necessária autorização deve ser solicitada. Caso seja obtida, deve-se fazer constar agradecimento à RBEE/BJBE, que primeiro publicou o artigo. A RBEE/BJBE não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.
Direitos autorais e licenciamento
A detentora dos direitos autorais da RBEE/BJBE é a Editora Universa da Universidade Católica de Brasília.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A submissão de artigo autoriza sua publicação e implica o compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico.
A revista não paga direitos autorais aos autores dos artigos publicados.