Comparação da atenção de atletas de futebol de base por categoria

Autores

  • Varley Teoldo Costa UFMG
  • Lafaiete Guimarães Moreira UFMG; FUMEC
  • Israel Teoldo da Costa UFV
  • Daniella Moreira Paína UFMG
  • Leandro Fernandes Malloy-Diniz UFMG

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i1.11238

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar a atenção de atletas de futebol em diferentes categorias de base. Foram avaliados 321 atletas de futebol de 4 categorias: sub-14 (n=77), sub-15 (n=66), sub-17 (n=78) e sub-20 (n=99). Utilizou-se o Cognitrone Test para avaliar a atenção através das variáveis tempo de resposta (TR) medida em segundos e precisão das respostas (PR) avaliada pelo número de acertos no teste. Os valores encontrados do TR foram: 1,74s na categoria sub-14, 1,76s na sub-15, 1,70s na sub-17 e 1,81 na sub-20. Não foram encontradas diferenças (p=0,151) no TR dos atletas entre as diferentes categorias. Já a PR dos atletas das categorias sub-14, sub-15 e sub-17 foi de 51 acertos, e dos atletas da sub-20 foi de 54 acertos. Os atletas da sub-20 apresentaram maiores valores de PR em dentrimento aos atletas das demais categorias (p<0,001). Conclui-se que os atletas da categoria sub-20 apresentaram resultado superior na precisão das respostas (PR) que está associada a assertividade e atenção na tomada de decisão das situações do teste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Varley Teoldo Costa, UFMG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003). Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG na área de Psicologia do Esporte/Futebol (2011). É Membro das Juntas Diretivas da Sociedade Iberoamericana de Psicología del Deporte (SIPD), da Sociedade Sul-Americana de Psicologia do Esporte (SOSUPE) e da Associação Brasileira de Estudos em Psicologia do Esporte e do Exercício (ABEPEEx antiga SOBRAPE). Coordenador do Laboratório de Psicologia do Esporte LAPES-CENESP-UFMG (www.lapes.com.br). Membro do UFMG Soccer Science Center. Líder do Grupo dos grupos de pesquisas: UFMG Soccer Science Center (www.ufmgsoccer.com) e LAPES-UFMG (Laboratorio de Psicologia do Esporte/UFMG). Na graduação é professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (www.eeffto.ufmg.br), onde ministra atualmente as disciplinas: Fundamentos da Psicologia do Esporte I e II e Futebol de Campo II. Na Pós Graduação é professor no programa de Ciências do Esporte da UFMG), ministrando a disciplina Coaching Esportivo: Formação de Profissionais para o Futebol. Foi treinador de futsal e futebol de campo por 12 anos ininterruptos (1996-2008). Organizador do Programa Caça Talentos no Futebol (2011) e do Programa Futebol Minas pela Paz (2013). Prestou consultoria técnico-científica na equipe profissional do Cruzeiro Esporte Clube na área de Coaching Esportivo ( 2016-2019). É professor convidado da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para as Licenças de treinadores. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas de Coaching Esportivo, Futebol e Psicologia do Esporte.

Lafaiete Guimarães Moreira, UFMG; FUMEC

Psicólogo (UFMG - 2010). Mestre em Medicina Molecular (Faculdade de Medicina/UFMG - 2013). Doutorando em Ciências do Esporte (Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG). Coordenador do Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Neuropsicologia e Professor de Psicologia da Universidade FUMEC. Coordenador do serviço voluntário de Neuropsicologia do Envelhecimento do Instituto Jenny de Andrade Faria de Atenção à Saúde do Idoso no Hospital das Clínicas na UFMG. Tem interesse nas áreas de Neuropsicologia do Envelhecimento, Neuropsicologia do Esporte e Terapia Cognitivo Comportamental.

Israel Teoldo da Costa, UFV

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006), doutorado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto na Universidade do Porto (2010) e pós-doutorado em Sports Science pela Brunel University London (2015). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa e membro da comissão coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação Física da Universidade Federal de Viçosa em associação com a Universidade Federal de Juiz de Fora (http://www.ppgefi.ufv.br/). É responsável pelas seguintes disciplinas na graduação: Futebol I; Futebol II; Psicologia do Esporte I e Psicologia do Esporte II; e na pós-graduação stricto sensu: Avaliação Técnico-Tática em Esportes; Neurociência, Cognição e Esportes; Futebol: formação e excelência; e Tomada de decisão e performance. Ainda é coordenador do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Futebol (http://www.ufv.br/des/futebol/) desde 2011, Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol (http://www.nucleofutebol.ufv.br/) desde 2010 e Coordenador do Convênio de Mobilidade Acadêmica entre a Universidade do Porto e a Universidade Federal de Viçosa desde 2011. Desenvolve trabalhos científicos nas áreas da Tomada de Decisão, Tática, Cognição, Formação de Talentos, Análise de Jogo, Psicologia do Esporte e Treinamento Esportivo, sendo em sua maioria aplicadas ao contexto do Futebol. Atualmente é professor convidado da Confederação Brasileira de Futebol para as Licenças A e C e da Conmebol para a formação de treinadores.

Daniella Moreira Paína, UFMG

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Leandro Fernandes Malloy-Diniz, UFMG

Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. É Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. É Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry. É Editor da Coleção de Livros "Neuropsicologia na Prática Clínica". Compõe o quadro de editores chefes da revista Debates em Psiquiatria. Ganhador do prêmio Paul Satz 2019 da International Neuropsychological Society.

Downloads

Publicado

2020-08-31