Análise dos estilos regulatórios da autodeterminação para a prática de atividades físicas e esportes em escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i1.11381

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo descrever os estilos regulatórios de motivação para a prática de atividades físicas e esportes de alunos do Ensino Médio em uma escola pública de Canoas/RS, conforme a variável sexo. Para tanto, uma amostra foi composta por 49 alunos do Ensino Médio, sendo 26 meninos e 23 meninas com média de idade de 17,96 anos, os quais responderam o Inventário de Autodeterminação para Praticantes de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IAPAFE-12). Os resultados indicaram que os indivíduos de ambos os sexos são significativamente mais motivados intrinsecamente, no entanto, os meninos são significativamente mais autodeterminados, enquanto as meninas estão mais Amotivadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Dieferson Padilha, Universidade La Salle

Licenciado em Educação Física pela Universidade La Salle.

Adriana Marques Toigo, Universidade La Salle

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos, Espanha (2011). Atualmente é professora da Universidade La Salle. É docente colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Cinesiologia, Biomecânica, Ginástica de Academia, Musculação, Aprendizagem Motora, Desenvolvimento Motor, Psicomotricidade e Fisiologia do Exercício. Publicou mais de 50 artigos em periódicos arbitrados sobre Educação Física e Ensino de Ciências e um livro na área da Educação Física Escolar (Desenvolvimento Motor). Orientou 1 dissertação de mestrado, 1 trabalho de conclusão de curso de especialização e mais de 100 trabalhos de conclusão de curso de graduação.

Ricardo Pedrozo Saldanha, Universidade La Salle

Universidade La Salle - Canoas/RS - PPG em Saúde e
Desenvolvimento Humano

Downloads

Publicado

2020-08-31