Validade de conteúdo da versão preliminar do instrumento para mensurar o conhecimento tático declarativo no basquetebol

Autores

  • Cleiton Pereira Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juan Carlos Pérez Morales Universidade Federal de Minas Gerais Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v10i2.11639

Resumo

Objetivou-se verificar as evidências de validade de conteúdo de 86 cenas extraídas de jogos oficiais de basquetebol para a construção do Instrumento para Mensurar o Conhecimento Tático Declarativo no Basquetebol (IMCTD-Bb). As cenas passaram pela análise de 5 peritos, nos quesitos: clareza da imagem, pertinência prática e representatividade do item. Calculou-se o Coeficiente de Validade do Conteúdo (CVC) para verificar a concordância entre os peritos, sendo o ponto de corte 0,80. Os resultados reportaram valores de CVC de 0,98 para clareza da imagem, 0,99 para pertinência prática e 0,98 para representatividade do item. Os procedimentos de validade ecológica e a concordância entre peritos, referente à tomada de decisão e ao tipo de ataque, resultaram na seleção de 43 cenas. Conclui-se que foi possível construir a versão preliminar do IMCTD-Bb a partir de 43 cenas que apresentaram evidências de validade de conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton Pereira Reis, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Mestrado e Doutorado  em Ciências do Esporte pela UFMG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: basquetebol, pedagoia do esporte, psicologia do esporte, tomada de decisão.

Juan Carlos Pérez Morales, Universidade Federal de Minas Gerais Universidade de Brasília

Possui graduação em Cultura Física e Esportes pela Universidade Incca da Colômbia. Especialista em Administração Esportiva pela Fundação Universitária da Área Andina. Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área de concentração Treinamento Esportivo. Doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais. Experiência no processo de ensino-aprendizagem-treinamento nos jogos esportivos coletivos (basquetebol) da iniciação ao alto rendimento. Experiência como professor de educação física no ensino médio e como docente no ensino superior. Professor adjunto na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Membro pesquisador no Centro de Estudos em Cognição e Ação do Centro de Excelência Esportiva da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG. Experiência na gestão de políticas públicas na área de programas esportivos sociais, esporte escolar, eventos esportivos e atividade física e saúde

Downloads

Publicado

2020-09-14