Investigação qualitativa da eficácia de um treinamento de habilidades psicológicas para atletas da patinação artística: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v11i1.12128

Resumo

A competição pode representar uma fonte geradora de estresse independentemente do esporte praticado ou do nível de habilidade do atleta. O potencial estressor das competições esportivas aponta para a necessidade de habilidades psicológicas bem desenvolvidas. O objetivo do estudo foi investigar qualitativamente a eficácia de um programa de treinamento de habilidades psicológicas em grupo para atletas infanto- juvenis de patinação artística. Nove atletas infanto-juvenis da equipe de patinação artística participaram de uma intervenção em grupo. Instrumentos: entrevista semiestruturada e registro das atividades. A análise dos relatos evidenciou os diferentes sentidos de ser atleta, as expectativas relacionadas ao esporte e as demandas emocionais das situações de apresentação. Mostrou também que o aprendizado de novas habilidades psicológicas auxiliou no enfrentamento das demandas esportiva. Tais considerações evidenciam indicadores de eficácia de um programa de preparação psicológica para atletas infanto-juvenis.

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Biografia do Autor

Anna Vitoria Rodrigues Renaux de Oliveira, Psicóloga Clínica e do Esporte

Psicóloga pela UNIFESP-Campus Baixada Santista. Mestre em Ciências pela UNIFESP-Campus Baixada Santista.

Ricardo da Costa Padovani, UNIFESP / Professor Associado.

Psicólogo. Professor Associado. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade.  UNIFESP-Campus Baixada Santista.

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Publicado

2022-02-04