Motivação no triathlon: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Letícia Maria Cunha da Cruz Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Educação Física e Desportos
  • Juliana Fernandes Filgueiras Meireles Kennesaw State University – KSU
  • Aline Dessupoio Chaves Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Clara Mockdece Neves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Elisa Caputo Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v13i1.13566

Resumo

O objetivo desse estudo, a partir de uma revisão sistemática, foi: a) analisar o nível motivacional de triatletas; b) examinar os fatores intrínsecos e extrínsecos que influenciam a motivação no Triathlon; c) caracterizar as variáveis associadas à motivação nesse esporte. A busca por artigos científicos foi realizada nas bases Scopus, PubMed, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Psycinfo, onde foram encontrados 256 artigos que passaram por um processo de análise. Nos 23 artigos selecionados o nível de performance, sexo e faixa etária foram fatores determinantes para determinação da motivação, indicando a necessidade de considerar o cenário competitivo. A distinção entre motivação intrínseca, impulsionada por desafios pessoais, e extrínseca, vinculada a recompensas externas, foi evidenciada em parte dos estudos. Variáveis psicológicas como dependência ao exercício físico, insatisfação corporal, restrição alimentar, ansiedade, identidade com o exercício físico e satisfação com a vida foram identificadas, destacando a complexidade psicológica no Triathlon. Esses resultados reforçam a importância de intervenções personalizadas para promover um engajamento consistente e sugerem pesquisas futuras em motivações específicas e estratégias de intervenção adaptadas a cada grupo demográfico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Maria Cunha da Cruz, Universidade Federal de Juiz de Fora - Faculdade de Educação Física e Desportos

Doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora em associação com a Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Educação Física - UFJF. Bacharela e Licenciada em Educação Física UFJF.

Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Kennesaw State University – KSU

Postdoctoral Research Scholar na Kennesaw State University, Atlanta, EUA (2020-atual). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2015). Pós-Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aline Dessupoio Chaves, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Atualmente é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, das disciplinas Psicologia do Esporte e Fundamentos das Atividades Aquáticas I e II. Foi professora substituta da Universidade Federal de Juiz de Fora por 4 anos e técnica de equipe de natação do Colégio dos Jesuítas em Juiz de Fora, por 2 anos. Formou-se em Licenciatura Plena em Educação Física pela UFJF, especialista em Atividades Aquáticas pela UGF, Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela UCB e Doutora em Educação Física pela USP. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Pedagogia do Esporte e Atividades Aquáticas.

Clara Mockdece Neves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Adjunta da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID-UFJF). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em associação plena UFV-UFJF. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (Mestrado) da UFJF-GV (Área de concentração: Biociências; Linha de Pesquisa: Avaliação. Promoção e Intervenção em Saúde). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. 

Maria Elisa Caputo Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora e Pós-doutora em Educação/Educação Especial pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho e em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco. Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco. Licenciatura Plena em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Downloads

Publicado

2024-04-12

Edição

Seção

Artigos de Revisão ou Históricos