Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a educação física
DOI:
https://doi.org/10.31501/rbpe.v7i2.7950Resumo
A evasão de alunos das aulas de Educação Física no Ensino Médio tem sido objeto de estudo de muitas investigações na área. No entanto, observar esse fenômeno pela perspectiva da Psicologia Social por meio da Teoria das Representações Sociais pode constituir uma inovadora forma de pesquisas sobre esse fenômeno. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa foi identificar alguns dos possíveis indícios das representações sociais dos estudantes do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física em uma escola pública da baixada fluminense, no Rio de Janeiro. Para atingi-lo, foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como sujeitos 41 alunos e como instrumento de coleta de dados curtograma que teve seus dados analisados por análise de conteúdo. Os resultados, em síntese, indicam que as representações sociais da Educação Física estão associadas ao esporte, mais especificamente o futebol. O estudo concluiu que os indícios das representações sociais sobre as aulas de Educação Física encontram-se fragmentadas pelo enraizamento social, histórico e cultural e por práticas docentes repetitivas, sem diversificação e inovação.