Representações sociais de estudantes do ensino médio sobre a educação física

Autores

  • Willian Costa de Freitas Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES.
  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza - FGS. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES. Grupo de Estudos em Educação Física e Esporte - GEEFE. http://orcid.org/0000-0001-6470-8823
  • Cristina Novikoff Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.31501/rbpe.v7i2.7950

Resumo

A evasão de alunos das aulas de Educação Física no Ensino Médio tem sido objeto de estudo de muitas investigações na área. No entanto, observar esse fenômeno pela perspectiva da Psicologia Social por meio da Teoria das Representações Sociais pode constituir uma inovadora forma de pesquisas sobre esse fenômeno. Dessa maneira, o objetivo dessa pesquisa foi identificar alguns dos possíveis indícios das representações sociais dos estudantes do Ensino Médio sobre as aulas de Educação Física em uma escola pública da baixada fluminense, no Rio de Janeiro. Para atingi-lo, foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como sujeitos 41 alunos e como instrumento de coleta de dados curtograma que teve seus dados analisados por análise de conteúdo. Os resultados, em síntese, indicam que as representações sociais da Educação Física estão associadas ao esporte, mais especificamente o futebol. O estudo concluiu que os indícios das representações sociais sobre as aulas de Educação Física encontram-se fragmentadas pelo enraizamento social, histórico e cultural e por práticas docentes repetitivas, sem diversificação e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Costa de Freitas, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES.

Licenciado em Educação Física

Felipe da Silva Triani, Faculdade Gama e Souza - FGS. Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES. Grupo de Estudos em Educação Física e Esporte - GEEFE.

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes - UNIGRANRIO

Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Psicologia da Educação

Downloads

Publicado

2018-04-16