LITERACIA MIDIÁTICA E DISCURSO DE ÓDIO: UMA ATIVIDADE PARA PENSAR A MÍDIA E AS ESTRUTURAS DE VIOLÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.31501/comunicologia.v13i1.11223Palavras-chave:
Percepção Subjetiva de Esforço, Atletas de Jiu-jitsu, Exercício Aeróbico, Exercício de força.Resumo
O presente artigo apresenta a concepção, desenvolvimento e aplicação de uma atividade de literacia midiática realizada com estudantes de cursinho pré-vestibular público da cidade de Bauru, São Paulo. Os temas principais abordados na atividade foram o discurso de ódio, a violência e a produção de sentido nos meios de comunicação. No exercício, foi estimulada a proposição, por parte dos jovens, de produtos midiáticos capazes de desconstruir situações de violências. A atividade tomou como base um levantamento bibliográfico sobre a literacia midiática e as violências direta, estrutural e cultural. Buscou-se, com a realização dessa atividade, gerar a compreensão dos jovens acerca dos conceitos previamente abordados e, também, a reflexão sobre as relações entre as mídias, o discurso de ódio e a violência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).










