A cultura e o imaginário coletivo de sucesso a partir da conclusão do ensino superior no contexto da industrialização da educação

Autores/as

  • Victor Vinicius Biazon UMESP Unicesumar

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v11i2.9489

Resumen

A produção de sentido da comunicação mercadológica se apropria e retroalimenta um sistema de industrialização do ensino a partir do discurso de sucesso daqueles sujeitos que concluíram o ensino superior, atraindo assim novos alunos/consumidores e desta forma mantendo a “máquina” industrial do ensino superior privado. Este trabalho apresenta como objetivo geral refletir sobre como as marcas educacionais se apropriam de aspectos culturais do imaginário coletivo para legitimar o consumo da educação. Para tanto utilizou-se da pesquisa exploratória e bibliográfica deixando claro que a indústria da educação superior se faz presente, respaldada por uma herança cultural dentro de uma matriz das significações dominantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Victor Vinicius Biazon, UMESP Unicesumar

Doutor em Comunicação Social (Metodista - 2014 - 2017), Mestre em Administração (FPL - 2010-2012), Pós-graduado em Gestão Estratégica de Empresas (IPE - 2010), pós graduado em Comunicação, Publicidade e Negócios (CESUMAR -2008) com graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2005). Coordenador dos cursos de Marketing, Gestão Comercial e Gestão de Loja e Ponto de Venda na EAD UNICESUMAR. Experiência como coordenador de curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, de Bacharelado em Administração e Ciências Contábeis; coordenador de Projeto de Iniciação Científica e núcleo de pesquisa (FATECIE 2011-2017), Professor em graduação e pós-graduação (presencial e EAD). Organizador de material didático (conteudista EAD) em diversas áreas. Jornalista profissional. Com experiência na área de Administração, produção e apresentação de televisão. Membro CAA - INEP para assuntos de ENADE (2015-2020).

Publicado

2019-02-24

Cómo citar

Biazon, V. V. (2019). A cultura e o imaginário coletivo de sucesso a partir da conclusão do ensino superior no contexto da industrialização da educação. Comunicologia, 11(2), 73–87. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v11i2.9489

Número

Sección

Artigos Livres