CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: MACRO E MICRO-POSSIBILIDADES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i2.12487

Abstract

Este artigo pretende aprofundar as contribuições que o interacionismo simbólico tem para a comunicação com ênfase aos ambientes organizacionais, a partir de algumas das perspectivas teórico-metodológicas que compõem a corrente de pensamento interacionista, circunscritas principalmente nos trabalhos de Robert Park, Georg Mead, Herbert Blumer e Erving Goffman. O texto, que é um estudo teórico, recupera a tradição de pesquisa da Escola de Chicago, fundamenta as abordagens do Interacionismo Simbólico e articula conceitos e aplicações referentes aos processos de comunicação nas organizações. Com a fundamentação nesses pesquisadores, é proposto um quadro de referência denominado aqui como macro-possibilidades e micro-possibilidades para pensar a comunicação nas organizações a partir das perspectivas desses interacionistas simbólicos.

Author Biographies

  • Fabio Frá Fernandes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM/UFSM), mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa (PPGCIC/Unipampa), bacharel em Comunicação Social, habilitação em Relações Públicas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ), com especialização em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Pesquisa Comunicação Organizacional, Ambientes/Ecossistemas de Inovação e Indústria Criativa à luz da Media Ecology e da teoria da Midiatização. Membro do grupo de pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional (UFSM/CNPq) e do grupo de pesquisa em Processos e Práticas nas Atividades Criativas e Culturais (GPAC/CNPq/Unipampa). Foi professor substituto no Bacharelado em Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa/São Borja) e Relações Públicas da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Atualmente desenvolve cooperação técnica à Comunicação Estratégica na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica são: Relações Públicas, Comunicação Organizacional, Comunicação Midiática, Comunicação Institucional, Visibilidade Midiática, Universidade e Comunicação, Midiatização das Práticas Sociais, Media Ecology, Estratégias Comunicacionais, Indústria Criativa, Inovação, Tecnologia.
  • Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - Brasil). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e dos cursos de graduação em Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Jornalismo. Realizou Estágio Pós-doutoral Sênior na University College of London (UCL-UK), com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (BEX 2384/14-0). É bolsista em Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq). Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM entre os anos de 2007 a 2013. Possui Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional (CNPq). Foi coordenadora (2013-2014) e vice-coordenadora (2011-2012) do GT Comunicação Organizacional da Compós. Coordenou o Projeto CAPES - MINCyt - convênio firmado entre UFSM, UFRGS, Universidade de Buenos Aires e Universidade de Quilmes, com apoio financeiro da CAPES entre os anos 2013 e 2014. Publicou 70 artigos em periódicos especializados e 151 trabalhos em anais de eventos. Autora ou organizadora de 15 livros e 40 capítulos. Orientou 26 trabalhos de Iniciação CientÍfica e 136 teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias e supervisão de Pós-doutorado. Participou de 227 bancas de teses, dissertações ou monografias. Atualmente orienta 7 teses de doutorado e uma dissertação de mestrado. Coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Comunicação Institucional. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Comunicação Midiática, Comunicação Institucional, Visibilidade Midiática, Universidade e Comunicação, Midiatização das Práticas Sociais, Media Ecology, Estratégias Comunicacionais, Comunicação Organizacional, Jornalismo, Relações Públicas. Coordenou a Coordenadoria de Comunicação da UFSM de 14 de agosto de 2018 a 11 de novembro de 2019.

Published

2022-04-16

Issue

Section

Artigos Livres

How to Cite

CONTRIBUIÇÕES DO INTERACIONISMO SIMBÓLICO PARA PENSAR A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: MACRO E MICRO-POSSIBILIDADES. (2022). Comunicologia, 14(2), 115-134. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v14i2.12487