Presença digital para experiências impressas: um estudo da tag experiências literárias no Instagram

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/comunicologia.v13i2.11224

Palavras-chave:

Organizações, Comunicação Organizacional, Lugares, Ciberespaço, Interlugares

Resumo

O objetivo geral deste artigo é analisar a presença digital da TAG – Experiências Literárias – na rede social Instagram. Para tanto, foram realizados os seguintes objetivos específicos: descrever o conteúdo das postagens da TAG no Instagram em termos de formatos, imagens, textos verbais (em posts ou legendas) e hashtags; avaliar o engajamento alcançado pela TAG no Instagram; compreender em que fase da presença digital a TAG se encontra no Instagram. A pesquisa foi qualiquantitativa, com análise de conteúdo e cálculo da taxa de engajamento das publicações, coletadas no período de 2015 a 2018. Os resultados demonstram que a TAG busca criar conteúdo relevante para seus usuários geralmente com foco leituras e estilo de vida, dá toque humano através da apresentação de sua equipe e engaja seus seguidores por meio de reposts. Assim, predomina a fase de engajamento da presença digital.

Biografia do Autor

  • Luísa Soares Kanaan, Universidade Franciscana (UFN)
    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em MBA em Mídias Sociais Digitais pela Universidade Franciscana.
  • Graziela Frainer Knoll, Universidade Franciscana (UFN)
    Professora Adjunto na Universidade Franciscana (UFN), no curso de Publicidade e Propaganda; Doutora em Letras - Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Santa Maria - UFSM); Mestre em Letras - Estudos Linguísticos (UFSM); Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM); Bacharel em Comunicação Social, Publicidade e Propaganda (UFSM); Licenciada em Letras, Língua Portuguesa (UFSM).

Downloads

Publicado

2020-12-26

Edição

Seção

Artigos Livres

Como Citar

Presença digital para experiências impressas: um estudo da tag experiências literárias no Instagram. (2020). Comunicologia, 13(2), 74-93. https://doi.org/10.31501/comunicologia.v13i2.11224