GLOBALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E FISCALIDADE: TRIBUTAÇÃO OU TRIBULAÇÃO?
Resumo
O presente artigo tem como mote analisar o atual cenário mundial advindo dos novos modelos de negócios fomentados pela tecnologia, inovação e empreendedorismo, em que houve uma ruptura com o antigo sistema, sendo que o mundo globalizado diminuiu barreiras de tempo e espaço, fazendo com que as pessoas estivessem próximas e conectadas. A globalização fez com que o mundo ficasse interativo e um produto ou serviço pudesse ser consumido em qualquer país do mundo. Porém, o Direito não acompanhou essa evolução e necessário se faz um rearranjo das legislações para adequação a esse novo sistema. Os blocos econômicos, da mesma forma, necessitam de uma nova roupagem, adequando-se a essa novel formatação socioeconômica do mundo. Na parte fiscal, a questão segue esse mesmo enfoque, haja vista a necessidade de os países estreitarem as relações para evitar aumento de guerras fiscais e da injustiça fiscal, exatamente nessa dicotomia entre: tributação ou tribulação. Um meio de atingir isso é a OCDE que sugere um programa BEPS para diminuir esses problemas e orienta Ações para que os Estados sigam. Assim, cabem aos países uma maior integração para que realizem políticas tributárias mais amplas e, com isso, minorar os nefastos efeitos de uma tributação dupla, inexistente ou injusta. Para elaboração do artigo utiliza-se o método dedutivo com pesquisas bibliográficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).