ORIGEM E EVOLUÇÃO DAS CONTRIBUIÇÕES ESPECIAIS NO DIREITO TRIBUTÁRIO POSITIVO E NA DOUTRINA
Resumo
O presente artigo busca examinar a origem e a evolução das contribuições especiais nos planos normativo e doutrinário. Observar-se-á que esta espécie tributária surgiu no direito romano, desenvolvendo-se, posteriormente, no início do século XX no contexto do Estado Liberal. Todavia, foi o aparecimento do Estado Intervencionista que possibilitou a expansão na instituição de contribuições especiais com o propósito de financiar atividades que até então não pertenciam à esfera pública. Surge, nessa quadra, a parafiscalidade, como uma fórmula capaz de propiciar a arrecadação de receitas à margem do direito tributário e sem possibilidade de fiscalização. As contribuições especiais representaram o instrumento utilizado para a implementação dessa técnica. O trabalho irá examinar, também, a perspectiva teórica do aparecimento das contribuições em pauta. Neste particular, será estudada a obra que lançou as bases teóricas dessa figura, o trabalho do economista austríaco, Emil Sax. Ver-se-á, inicialmente, de que modo Sax entendia a atuação do Estado e o reflexo desta no âmbito dos grupos e dos indivíduos, firmando a premissa de que alguns auferem benefícios mais intensos da atividade estatal do que outros, que devem por isso ser ressarcidos. O imposto especial surge, assim, como o instrumental apto a possibilitar o financiamento desse tipo de atividade. Ao final do trabalho, desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica, serão apresentadas as conclusões acerca de um tema de grande relevância, tendo em vista a importância que as contribuições especiais representam em nosso sistema, sob o ponto de vista arrecadatório.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-06-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).