COMBATE GLOBALIZADO À CORRUPÇÃO: DA GÊNESE DO MODELO NORTE-AMERICANO À SUA IMPLEMENTAÇÃO INTERNACIONAL
Resumo
O combate à corrupção passa por uma profunda transformação quando deixa de ser tratado como um problema estritamente doméstico e passa a ser enfrentado como uma questão global. O artigo busca mostrar como o combate à corrupção transnacional surge a partir de questões internas dos EUA e é, em seguida, exportado ao restante do mundo, em um esforço para que as outras empresas fossem submetidas a regras anticorrupção similares às que se sujeitam as empresas norte-americanas. Para isso, tanto foram estabelecidos tratados sobre o tema como foi aplicada de forma extraterritorial a lei norte-americana. Dessa forma, os EUA conseguiram impor e disseminar seu padrão, mesmo sem a implementação de regras internacionais de solução de conflitos e fazendo com que a estrutura legal de uma grande parte dos países, de tradições jurídicas distintas, seguisse o modelo norte-americano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-07-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).