Comunidades carentes de Macapá atendidas pelo Projeto de Extensão, Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde nas Comunidades – PPRSC: um relato de experiência

Autores

  • Christopher Douglas Serrão Perna Universidade Federal do Amapá
  • Flávia Oliveira Pantoja Universidade Federal do Amapá
  • Ivanilson Lobato da Costa Universidade Federal do Amapá
  • Clarissa Silva Lima Universidade Federal do Amapá
  • Elizabetn Viana Moraes da Costa Universidade Federal do Amapá
  • Beatriz Martins de Sá Hyacienth Universidade Federal do Amapá
  • Elza Caroline Alves Muller Universidade Federal do Amapá
  • Nubia Priscila Leite Tavora UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • Leiliana de Jesus Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
  • Raimunda dos Santos Pereira Lima Universidade Federal do Amapá
  • Vani Hoyos Figueira Pinto Universidade Federal do Amapá
  • Mayara Tania Pinheiro Universidade Federal do Amapá

Resumo

Trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever as ações realizadas pelo projeto de extensão Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde nas Comunidades. Os resultados demonstram que o projeto atendeu a população macapaense nos anos de 2016 a 2017, realizando três ações por ano, totalizando seis em todo o período. As ações foram realizadas nos bairros da zona norte e sul de Macapá. Participaram do projeto 240 acadêmicos do curso de Farmácia e em alguns momentos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Amapá. O projeto atendeu 420 famílias em todo esse período. Os serviços oferecidos foram: serviços farmacêuticos clínicos como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, tipagem sanguínea, coleta de material da cérvice vaginal para realização do exame de prevenção do câncer de colo do útero, dosagem de antígeno prostático específico e exame parasitológico de fezes, orientação com palestras sobre uso racional de medicamentos e intoxicação medicamentosa; dispensação de medicamentos orientada informando a posologia correta, horários e duração completa do tratamento. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos maior reflexão sobre os problemas de saúde apresentados pelas comunidades carentes numa relação de diálogo, autoconhecimento e melhor compreensão acerca do sistema de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Tania Pinheiro, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Farmácia- Bioquímica pela Universidade Federal do Maranhão (2005) e Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Maranhão (2008). É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa em Toxicologia Reprodutiva e Bioquímica juntamente com a professora Doutora Clarissa Silva Lima. Doutorada em Biotecnologia. Atualmente é Professora efetiva do magistério superior do curso de farmácia da Universidade Federal do Amapá. Ministra as disciplinas de citologia e histologia, imunologia e bioquímica geral. Coordenadora do Laboratório de Química Geral e Analítica da UNIFAP. Realiza trabalhos na área de imunologia, produtos naturais, fisiologia e histologia de tumores, com ênfase em imunologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: fisiologia do sistema imune, imunofarmacologia, biofísica, bioquímica e biotecnologia. É revisora da revista Brasileira de Análises Clínicas (RBAC).

Downloads

Publicado

2020-02-27

Edição

Seção

Artigos