Comunidades carentes de Macapá atendidas pelo Projeto de Extensão, Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde nas Comunidades – PPRSC: um relato de experiência
Resumo
Trata-se de um relato de experiência cujo objetivo é descrever as ações realizadas pelo projeto de extensão Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde nas Comunidades. Os resultados demonstram que o projeto atendeu a população macapaense nos anos de 2016 a 2017, realizando três ações por ano, totalizando seis em todo o período. As ações foram realizadas nos bairros da zona norte e sul de Macapá. Participaram do projeto 240 acadêmicos do curso de Farmácia e em alguns momentos acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Amapá. O projeto atendeu 420 famílias em todo esse período. Os serviços oferecidos foram: serviços farmacêuticos clínicos como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, tipagem sanguínea, coleta de material da cérvice vaginal para realização do exame de prevenção do câncer de colo do útero, dosagem de antígeno prostático específico e exame parasitológico de fezes, orientação com palestras sobre uso racional de medicamentos e intoxicação medicamentosa; dispensação de medicamentos orientada informando a posologia correta, horários e duração completa do tratamento. O modelo utilizado como estratégia de ensino-aprendizagem permitiu aos alunos maior reflexão sobre os problemas de saúde apresentados pelas comunidades carentes numa relação de diálogo, autoconhecimento e melhor compreensão acerca do sistema de saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).