OS MOVIMENTOS SOCIAIS NAS TRAMAS DAS REDES SOCIAIS
Resumo
Esse texto apresenta uma perspectiva diferenciada sobre os movimentos sociais, relações estabelecidas através das redes sociais que podem ser caracterizadas como um novo fenômeno social de massa e, em certos aspectos de articulação, como um movimento popular. Podemos notar as mudanças comportamentais diante do avanço tecnológico e a comunicação entre milhares de pessoas que interagem de diferentes classes como ferramenta educativa e como mobilização da educação popular. O computador e os processos tecnológicos, nas redes sociais, de certa forma proporcionam liberdade de comunicação e pode influenciar a luta de uma sociedade organizada, sobretudo, na organização de saberes e no planejamento de ação e de liderança. Atualmente identificam-se nos eventos, congressos e movimentos sociais, debates em torno das denominadas redes sociais especialmente relacionados ao campo da pedagogia do oprimido, educação popular e pedagogia social. As redes sociais na academia identificam como funcionalidade, variantes para a pesquisa de definições teóricas e na construção de conceitos proporcionando produções de diversidades culturais e históricas. Assim ao trazer para o debate os movimentos sociais nas tramas das redes sociais, nesse IV CIPS, enfatizamos a atuação do educador social diante da luta de classes apropriando de uma nova ferramenta no enfrentamento dos desafios para construção de cidadania interconectada pela tecnologia informacional e comunicacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).