ONDE HÁ FUMAÇA NÃO HÁ FOGO! O ESQUADRÃO DE DEMONSTRAÇÃO AÉREA COMO INSTRUMENTO DE SOFT POWER DO BRASIL NAS RELAÇÕES COM A GUIANA

Autores

  • Sabine Nadja Popoff
  • Gil Eduardo de Lima e Silva
  • Fábio Albergaria de Queiroz

Resumo

  

Este trabalho teve como objetivo verificar, de acordo com o conceito de “poder brando” de Joseph Nye (2004), se as apresentações em Georgetown, em 2008 e 2013, do Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB, funcionaram efetivamente como promotor de “soft power” da diplomacia brasileira enquanto instrumento de política externa. Para coleta de dados, foi utilizada pesquisa bibliográfica, que incluiu artigos, livros, documentos acadêmicos e das duas burocracias estudadas: MRE e FAB. Como principais resultados, pôde-se constatar a relevância dessas apresentações ao permitirem a participação da defesa em questões de política externa. As apresentações da Esquadrilha da Fumaça contribuíram para projetar poder e capacidade de dissuasão no exterior, ao demonstrar o alto grau de treinamento e a capacidade dos pilotos brasileiros, comprovar a qualidade dos produtos da nossa indústria aeronáutica e representar a FAB no exterior, como instrumento diplomático. Não obstante, observou-se, igualmente, a necessidade de mais sinergia entre as instituições envolvidas (MRE e Forças Armadas/FAB) para o melhor aproveitamento do potencial da Esquadrilha da Fumaça como instrumento de poder brando.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sabine Nadja Popoff

Ministra de Segunda Classe do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

    

Gil Eduardo de Lima e Silva

Coronel Aviador da Força Aérea Brasileira. Vice-Chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).   

Fábio Albergaria de Queiroz

Professor Adjunto na Escola Superior de Defesa (ESD). Doutor em Relações Internacionais (IREL/UnB); Pós-Doutorado em Relações Internacionais (IREL/UnB) e em Estudos Comparados sobre as Américas (DELA/UnB).  

Downloads

Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Professores e Convidados