A ANÁLISE DO TERCEIRO SETOR ENQUANTO POSSIBILIDADE DE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO TRANSDISCIPLINAR NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM DIREITO: Um estudo a partir das práticas do NEPATS

Autores

  • Jose Eduardo Sabo Paes
  • Gustavo Ferreira de Carvalho
  • Júlio Edstron Secundino Santos

Resumo

  

Este artigo busca apontar por meio da revisão bibliográfica e análise dos dados públicos e privados, que o Terceiro Setor é formado por instituições de natureza privada, que buscam cumprir funções sociais, concretizando políticas públicas e direitos essenciais, demonstrando que esta é uma área do conhecimento, que vêm adquirindo cada vez mais relevância e possibilitando a experiência interdisciplinar do ensino, pesquisa e extensão. Assim, este paper teve como função básica de demonstrar as principais relações possíveis, com outras áreas cientificas e componentes curriculares das graduações em Direito, tal como realiza cotidianamente o Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas no Terceiro Setor.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Eduardo Sabo Paes

Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madri. É professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (NEPATS) e do Grupo de Pesquisa: Terceiro Setor e Tributação Nacional e Internacional: formas de integração repercussão na sociedade, ambos da Universidade Católica de Brasília. Editor chefe da Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor – REPATS.

    

Gustavo Ferreira de Carvalho

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste Minas (2001) e Mestrado em Direito pela Universidade Vale do Rio Verde (2006). Atualmente é professor de Direito nos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito da FASF e Coordenador do Curso de Direto da FASF - Luz/MG. Assessor jurídico da Câmara Municipal de Moema. Coordenador da Escola Superior de Advocacia da OAB/Luz/MG, membro titular da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG. Conselheiro do IEPHA/MG e do COPAM/MG. Coordenador do Curso de Direito da FASF - Luz/MG. Advogado militante, sócio do escritório MG Advogados em Luz/MG.   

Júlio Edstron Secundino Santos

Professor do IDASP/Palmas. Diretor Geral do ISCON do TCE do Tocantins. Doutor em Direito pelo UniCEUB. Mestre em Direito Internacional Econômico pela UCB/DF. Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/MG. Membro dos grupos de pesquisa NEPATS - Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor da UCB/DF, Políticas Públicas e Juspositivismo, Jusmoralismo e Justiça Política do UNICEUB. Editor da Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor – REPATS. 

  

Downloads

Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Artigos