IMPACTO DOS ACORDOS DE OFFSET EM EMPRESAS BENEFICIÁRIAS: um estudo de caso das ações desenvolvidas no programa H-X BR.

Autores

  • Evandro Luís Amorim Rocha
  • Luiz Eduardo Mello C. da Silva
  • Julio Eduardo da Silva Menezes

Resumo

  

Acordos de compensação são mecanismos que podem ser usados por Estados em desenvolvimento, para promover seu avanço industrial e tecnológico, como contrapartida em contratos de compra de valor agregado expressivo, na aquisição de materiais de emprego militar. O objetivo geral deste trabalho é compreender como acordos de compensação, que envolvam transferência de tecnologia, podem beneficiar empresas de pequeno e médio porte da base industrial de defesa brasileira. Para se avaliar esses benefícios, elaborou-se um modelo analítico que considerasse fatores tecnológicos, legais e relacionais que impactam o aumento da independência tecnológica. A pesquisa foi elaborada com base em um estudo de caso sobre o acordo de compensação do Exército brasileiro em um projeto estratégico específico. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, revisão bibliográfica e realização de pesquisa de campo, que envolveu a aplicação de um questionário, cujos resultados foram processados por meio de análise qualitativa. Por fim, concluiu-se que acordos de compensação, quando utilizados como política de Estado, possuem potencial para auxiliar no desenvolvimento tecnológico de pequenas e médias empresas da base industrial de defesa brasileira.

  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evandro Luís Amorim Rocha

Graduação em Ciências Militares no Curso de Formação de Oficiais de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras, Mestre em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Especialista em Altos Estudos em Defesa pela Escola Superior de Defesa e em Aviação do Exército (Piloto de Aeronaves) pelo Centro de Instrução de Aviação do Exército. Atualmente, é Coronel do Exército Brasileiro e trabalha na Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército.     

Luiz Eduardo Mello C. da Silva

Engenheiro Mecânico e de Armamento pelo Instituto Militar de Engenharia, Mestre em Engenharia Industrial de Gestão pela Linköpings Universitet – Suécia, Pós-graduado (MBA) em Gerência de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Altos Estudos em Defesa pela Escola Superior de Defesa. Atualmente, é Coronel do Exército Brasileiro e trabalha na Assessoria de Assuntos Estratégicos do Departamento de Ciência e Tecnologia.   

Julio Eduardo da Silva Menezes

Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, Mestre em Administração pela Naval Postgraduate School,(USA), Graduado em Economia pela Universidade Católica de Petrópolis e no Curso de Formação de Oficiais Intendentes da Aeronáutica. Atualmente é Professor Associado da Escola Superior de Defesa (ESD) em Brasília.   

Downloads

Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Artigos