A TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO: um diálogo entre Luhmann e Alexy

Autores

  • André Luiz de Matos Gonçalves
  • Waldecy Rodrigues
  • Laura Patrícia Ferreira Lima

Resumo

A teoria da argumentação é um dos temas mais estimulantes da atualidade na medida em que, em um ambiente de crescente massificação das demandas, é capaz de oferecer universalidade de entendimentos e, por conseguinte, controlabilidade das decisões. Nesse sentido, é pertinente o confronto das ideias de dois grandes mestres sobre o assunto abordando definições e noções gerais acerca do papel da fundamentação e da consolidação das informações por meio das chamadas fórmulas de redundância.

 

             

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Luiz de Matos Gonçalves

Graduado no Curso de Comunicações pela Academia Militar das Agulhas Negras (1999) e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2005). Doutor em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB e Mestre pela Universidade Federal do Tocantins, em parceria com a Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), e a Escola Paulista de Magistratura (EPM). Foi Reitor da Universidade do Tocantins - UNITINS e Professor Universitário de Direito Constitucional; foi Procurador efetivo do Estado do Tocantins e atualmente é Conselheiro Titular da Segunda Relatoria do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.

             

Waldecy Rodrigues

Graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB), Doutorado em Sociologia no Centro de Estudos Comparados sobre as Américas (UnB) e Pós-Doutorado em Economia (UnB). Atualmente é Professor do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Tocantins. Foi Pró Reitor de Pesquisa e Pós Graduação (2012-2016) e Conselheiro Deliberativo do Sebrae Tocantins (2014-2017). Atualmente, é Coordenador Adjunto de Programas Profissionais da Área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil - CAPES (2018). Bolsista de Produtividade em Pesquisa da Área de Planejamento Urbano e Regional. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Interfaces entre Economia e Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional e Urbano e Design e Avaliação de Políticas Públicas.

          

Laura Patrícia Ferreira Lima

MBA em em Gestão da Tecnologia da Informação pela Faculdade Católica do Toantins; Assessora da Corregedoria do TCE/TO do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins.         

Downloads

Publicado

2022-03-29

Edição

Seção

Professores e Convidados