Análise da Sustentabilidade de uma Escola do Terceiro Setor

Autores

  • Josiane de Souza Horta PUC Minas
  • Flávia Gonçalves dos Santos PUC Minas
  • Paulo Eduardo Finzi de FREITAS PUC Minas
  • Josmaria Lima Ribeiro de Oliveira PUC Minas
  • Arlene Nascimento dos SANTOS PUC Minas
  • Sandro Batista FERNANDES PUC Minas

Resumo

A busca pela sustentabilidade nas instituições educacionais do Terceiro Setor apresenta um desafio constante entre o equilíbrio de sua finalidade social e a mitigação dos riscos financeiros, exigindo uma gestão que concilie impacto social com viabilidade econômica. O estudo de caso foi realizado em um grupo escolar de finalidade confessional, que contempla três unidades escolares localizadas em estados distintos no Brasil (Minas Gerais, Goiás e Rio de Janeiro). Inicialmente, foi reportado ao grupo que a unidade localizada na cidade do Rio de Janeiro, na zona norte da cidade, enfrenta dificuldades que comprometem sua sustentação financeira, devido à fragilidade da estrutura social local, que tem dificultado a presença de mais alunos pela vulnerabilidade observada por familiares, inclusive na permanência em uma região não pacificada. Tal circunstância de vulnerabilidade na segurança social tem demandado recursos da mantenedora para dar continuidade às operações locais. Este trabalho tem como objetivo geral investigar os desafios e as práticas eficazes para garantir a sustentabilidade operacional de uma instituição educacional do Terceiro Setor, certificada pelo CEBAS (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social). Como objetivo específico, busca verificar se o impacto financeiro na instituição se deve exclusivamente à situação relatada da unidade situada no Rio de Janeiro e também propor possíveis soluções para a reversão do cenário. A pesquisa utilizou métodos como levantamento bibliográfico, observação participante, entrevistas com o responsável contábil da escola e análise dos resultados contábeis divulgados pela instituição. A trajetória investigativa e o papel de observação participante permitiram identificar os fatores críticos para o déficit de recursos e, por consequência, a dependência de recursos da mantenedora para dar continuidade às suas operações. Em continuidade às análises, a interpretação dos fatos favoreceu a avaliação da permanência da escola em uma região vulnerável do Rio de Janeiro, por meio da aplicação de uma distribuição estratégica de benefícios, adotando medidas que maximizem a receita e reduzam os custos operacionais, garantindo sua sustentabilidade e continuidade no atendimento à comunidade local.

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Biografia do Autor

Josiane de Souza Horta, PUC Minas

Bacharel em Ciências Contábeis, PUC Minas

Flávia Gonçalves dos Santos, PUC Minas

Bacharel em Ciências Contábeis, PUC Minas

Paulo Eduardo Finzi de FREITAS, PUC Minas

Bacharel em Ciências Contábeis, PUC Minas

Sandro Batista FERNANDES, PUC Minas

Bacharel em Ciências Contábeis, PUC Minas

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Publicado

2024-12-23