Direito e Literatura: uma análise da canção “Amanhã será um outro dia” e da censura entre os anos de 1964 a 1985

Autores

  • Jose Eduardo Sabo Paes
  • graciane Cristina M. Celestino
  • Julio Edstron Secundino Santos

DOI:

https://doi.org/10.31501/repats.v6i1.11282

Resumo

Atualmente no Brasil há uma crise generalizada que vem impondo desafios para a Literatura, Direito e à própria democracia. Neste sentido, é preciso revisitar as experiências do passado e (re) aprender lições, pois é valiosa a liberdade de expressão e odiosa a censura. Assim, utilizando os métodos da revisão bibliográfica, análise hipotética dedutiva e da fenomenologia para analisar pontualmente, o passado autoritário, sobretudo o período de 1964 a 1985, que se utilizou da censura como meio de cercear informações, ideias, músicas entre outras manifestações artísticas e intelectuais, e assim buscar a sua manutenção do poder ilegitimamente. Como forma de contestação àquele momento, compositores como Chico Buarque de Holanda criaram canções que expressavam os seus sentimentos e de grande parte da população de época, sendo por isto, perseguido, censurado e exilado. Assim, efetivaram-se a seguinte análise pesquisas literárias e jurídicas sobre a relevância e repercussões de Apesar de Você durante o último regime militar. Destaca-se que a canção é marcada por uma proposta de dialogismo inclusivo e pela busca por restauração do ambiente democrático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Eduardo Sabo Paes

Doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madri. É professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (NEPATS) e do Grupo de Pesquisa: Terceiro Setor e Tributação Nacional e Internacional: formas de integração repercussão na sociedade, ambos da Universidade Católica de Brasília. Editor chefe da Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor – REPATS.

graciane Cristina M. Celestino

Doutoranda em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestra em Educação pela UnB. Professora Adjunta III, de Língua e Literatura de expressão Portuguesa e Inglesa no Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN)

Julio Edstron Secundino Santos

Doutorando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Mestre em Direito Internacional Econômico pela UCB/DF. Coordenador do Curso de Direito do UNIPLAN/DF. Membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor (NEPATS) da UCB/DF e Políticas Públicas e Juspositivismo, Jusmoralismo e Justiça Política do UNICEUB.

Downloads

Publicado

2019-12-11

Edição

Seção

Artigos