Governança da tecnologia da informação na Polícia Militar do Distrito Federal: a percepção de oficiais gestores estratégicos

Autores

  • Jerônimo Araújo Deus Vieira Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Bilmar Angelis de Almeida Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.31501/rgcti.v5i1.13368

Resumo

Neste trabalho foi analisada a Governança de Tecnologia da Informação (TI), as melhores práticas e a percepção dos gestores estratégicos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Isso se justifica: (i) pelos elevados investimentos realizados na área de TI, principalmente pelos órgãos públicos; (ii) pela importância que a Governança de TI possui na obtenção de eficiência e maximização de resultados; e (iii) e pelos impactos que sua adoção incipiente pode causar nas organizações, principalmente relacionados ao desperdício de recursos públicos, contexto no qual a PMDF se insere. O principal objetivo deste trabalho é discutir o conceito e a importância da Governança de TI para as organizações, estudar sua adoção na PMDF e levantar a percepção de seus gestores estratégicos sobre o tema. Além de uma revisão bibliográfica, foi realizado uma pesquisa docu-mental para identificar o exercício da Governança de TI na PMDF e uma pesquisa de campo com cinco oficiais superiores em função de Gestão Estratégica. Os achados apontam que existem, na Corporação, instrumentos formais para o exercício da Governança de TI, criados em decorrência de legislação concernente e por recomendação dos órgãos de controle. Os oficiais consultados apontam problemas relacionados à prática da Governança de TI e sugerem possíveis soluções aplicáveis pela própria Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jerônimo Araújo Deus Vieira, Universidade Católica de Brasília - UCB

É Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação pela Universidade Católica de Brasília. Pós-graduado em Gestão Pública pelo Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais pelo Instituto Superior de Ciências Policiais (ISCP) (2017); Possui MBA em Marketing (2012) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); Analista em Comércio Exterior (2014) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É Bacharel em Administração de Empresas Públicas e Privadas (2008), pela Universidade de Brasília - UnB e é Bacharel em Segurança Pública (2006) pelo Instituto Superior de Ciências Policiais. Oficial da Polícia Militar do Distrito Federal, atualmente no Posto de Capitão. Realizou diversos cursos na área de Gestão de Projetos, de Processos, Planejamento Estratégico, Gestão Estratégica, Gestão e Governança de Tecnologia da Informação. Na PMDF, dentre as diversas atividades desenvolvidas, participou da elaboração do Plano Estratégico Institucional (2008); Da elaboração da portaria de normatização do processo de contratação de soluções de TI (2013); Da criação do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (2013); Da elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação (2014, 2018 e 2020); Da Portaria que normatizou a Governança de TIC na Corporação (2018); Da Portaria de criação do Comitê Executivo de TIC da PMDF (2018) e do Plano de Gestão da Qualidade - PDGQ (2014). Lotado na Diretoria de Telemática/PMDF desde 2012, é o atual chefe da Seção de Gestão da Tecnologia da Informação (SGTI) responsável pela coordenação de projetos de TIC e aquisiões de TIC, melhoria dos processos de TIC, criação, desenvolvimento e monitoramento de indicadores de gestão, assim como pelas atividades e processos de gestão da TIC Corporativa e apoio à governança de TIC institucional.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Edição

Seção

Artigos