Técnicas de análise de métodos pedagógicos em ambientes virtuais de aprendizagem

um estudo de caso

Autores

  • Guilherme Gonçalves
  • Edilson Edilson
  • Hércules Antonio Prado

DOI:

https://doi.org/10.31501/rgcti.v4i2.13941

Resumo

A literatura especializada relata poucos estudos sobre a aplicação da Teoria das Interações na adaptação das di-mensões sociais em atributos retirados da base de dados de um AVA, para análise posterior de métodos pedagógicos. Portan-to, optou-se por se fazer um estudo analítico e inferencial que avalia toda a dinâmica do processo, com o objetivo de se fazer uma análise comparativa entre dois grupos de estudantes de uma turma de EaD (sendo aplicada a gamificação em um dos dois grupos), através de pesquisa bibliográfica e de campo, num período de um ano, utilizando-se os atributos adaptados das dimensões sociais. A amostra constituiu-se de 87 indivíduos, sendo 38 do grupo controle e 49 do grupo de trabalho. Na presente pesquisa constatou-se que a idade média dos alunos é de 35 anos e que a quantidade de homens e mulheres para os dois grupos é equivalente. As amostras foram consideradas homogêneas a partir da aplicação do teste U de Mann-Whitney e ocorreu um aumento de interações nas três dimensões, que pode ser explicado pelo cunho lúdico do método pedagógico da gamificação. Constatou-se, através da análise de significância estatística, que a aplicação da gamificação influenciou na diferença entre os grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos