Informação sustentável e biblioteca escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/rgcti.v9i1.15326

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Sustentabilidade, Agenda 2030

Resumo

Objetivo: Este artigo busca compreender a relação entre informação sustentável e biblioteca escolar, destacando a importância dessa instituição na formação cultural e educacional das comunidades. Além disso, propõe que as bibliotecas escolares incorporem temas de educação ambiental e sustentabilidade em suas práticas. Metodologia: A pesquisa é baseada em uma revisão de literatura, analisando estudos sobre o papel da biblioteca escolar na dissemi-nação da informação sustentável e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Resultados: O estudo reforça que a informação sustentável é essencial para o desenvolvimento sustentável do país, permitindo um posicionamento estratégico no cenário global. A Agenda 2030 da ONU e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) evidenciam a relevância da educação inclusiva e equitativa, com destaque para o ODS 4, que promove oportunidades de aprendizado ao longo da vida. Implicações práticas/gerenciais: As bibliotecas escolares podem atuar como centros de informação e conscientização ambiental, integrando conhecimento e ação para preparar os alunos para os desafios contemporâneos. Isso exige a adoção de práticas educativas voltadas à sustentabilidade e ao uso responsável dos recursos. Implicações sociais: A pesquisa destaca como a informação sustentável pode fortalecer a função social da biblioteca escolar, promo-vendo justiça social e cidadania. Ao disseminar conhecimento sobre sustentabilidade, essas instituições contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com questões ambientais e sociais.

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

Bolina, M. A., de Assis Rocha, V. ., de Abreu Martins de Paiva, M. ., & Ziviani, F. (2025). Informação sustentável e biblioteca escolar. Revista Gestão Do Conhecimento E Tecnologia Da Informação, 9(1), 50-62. https://doi.org/10.31501/rgcti.v9i1.15326

Edição

Seção

Artigos