Perfil do consumidor de uma clínica estética feminina no Noroeste do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.31501/rgcti.v9i1.15664Palavras-chave:
Comportamento, Beleza, Mulher, Autoestima, AutorrealizaçãoResumo
Objetivo: Analisar o comportamento do consumidor em uma clínica de estética um município de pequeno porte localizado no noroeste do Rio Grande Sul. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com questionários construídos através do Google Forms com 50 mulheres clientes de uma clínica de estética no período entre março e abril de 2024. Resultados: Quanto ao perfil das clientes, todas são mulheres, com idades entre 20 e 49 anos, e a maioria é casada. No que tange à escolaridade, quase todas possuem ensino médio completo ou superior, o que indica uma baixa presença de pessoas com menor nível educacional no salão. Quanto à renda mensal, a maioria das frequentadoras possui rendimentos superiores a três salários mínimos, o que revela um poder aquisitivo significativo para consumir os serviços da clínica. Os fatores pessoais, como idade, profissão e renda, são os que mais influenciam o comportamento de compra. No entanto, o fator psicológico teve destaque, pois a aquisição de produtos e serviços de beleza foi percebida por muitas entrevistadas como uma forma de autorrealização. Implicações práticas/gerenciais: Este estudo fornece informações relevantes para a clínica estética analisada e demais estabelecimentos do setor, contribuindo para a melhoria de produtos e serviços, além de auxiliar na tomada de decisões e na elaboração de um planejamento estratégico mais eficaz. Implicações sociais: O estudo evidencia que os procedimentos estéticos impactam a autoestima e a vida social das consumidoras, reforçando a busca por autorrealização. Também destaca a influência da renda e escolaridade no acesso aos serviços.