Reescrita e redação escolar: reflexões sobre uma experiência do Pibid

Autores

  • Clítia Daniel Nascimento Cândido Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Déborah Christina de Mendonça Oliveira Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

Este trabalho tem como tema a reescrita como prática pedagógica. A discussão apresentada é fruto de uma experiência vivenciada no âmbito do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) de Letras Português da UCB. Este artigo se propõe a apresentar um relato dessa experiência, que consistiu na realização de oficinas de redação, destinadas a estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do Distrito Federal. Durante essas oficinas, foram ministrados conteúdos pertinentes ao tema e desenvolvidas atividades de escrita de redações dissertativo-argumentativas, seguidas de uma reescrita. A partir da análise da primeira versão e da reescrita dos textos coletados durante essas oficinas, busca-se avaliar se a atividade de reescrita colaborou para a melhora dos textos produzidos pelos estudantes quanto às competências avaliadas pelo Enem. Conclui-se que a reescrita constitui uma metodologia eficaz para o desenvolvimento da competência textual, pois demonstrou potencialidade diante dos objetivos propostos para as oficinas.

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Biografia do Autor

Clítia Daniel Nascimento Cândido, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Graduanda do curso de Letras Português da Universidade Católica de Brasília e bolsista de iniciação à docência do Pibid de Letras Português da mesma instituição. Contato: clitiac@hotmail.com.

Déborah Christina de Mendonça Oliveira, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), atua na área de Teoria e Análise Linguística e ensino de Língua Portuguesa. Atualmente, é professora do curso de Letras da Universidade Católica de Brasília (UCB) e coordenadora de área do Pibid de Letras Português da mesma instituição. Contato: deborah@ucb.br.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos