E agora, João? História de vida realçando o construto da autonomia na aprendizagem de língua estrangeira (LE)

Autores

  • Eduardo Dias da Silva Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Pós-LIT/UnB). Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). GECAL/UnB/CNPq, FORPROLL/UFVJM/CNPq e GIEL/UFLA/CNPq. http://orcid.org/0000-0003-2555-6657

Resumo

A presente pesquisa, de orientação qualitativa documental, tem por objetivo analisar o per(dis)curso de aprendizagem autônoma do participante João Alves , doravante JA, sobre a perspectiva de história de vida através de análises de narrativa gravada – entrevista – em áudio de um questionário semi-aberto e semi-estruturado de acordo com Gil (1999), Bauer e Gaskell (2002) e Rosa e Arnoldi (2008), no qual faz-se uso de construto Autonomia definidos por Benson (1996), Nunan (1997) e Moura Filho (2009; 2005) no intuito de identificar quais dimensões da autonomia estão presentes no per(dis)curso do participante e quais os níveis de autonomia são/foram implementados ao longo do processo. Contudo, a Autonomia pode apresentar-se conectada a outros conceitos que não se restringem somente ao tema desta pesquisa. Assim, por meio dos resultados deste trabalho, deseja-se apontar a importância de se fornecerem oportunidades para que o aprendiz possa conhecer, refletir e discutir o seu processo de autonomia na aprendizagem de língua estrangeira (LE).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Dias da Silva, Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (Pós-LIT/UnB). Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). GECAL/UnB/CNPq, FORPROLL/UFVJM/CNPq e GIEL/UFLA/CNPq.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (PósLIT/UnB), Mestre pela mesma instituição no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PGLA/UnB) (2014), Especialista em Metodologia no Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2013), Licenciado em Letras - Língua Francesa e respectiva literatura pela Universidade de Brasília (2006) e em Pedagogia pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz (FACIBRA) (2015). Supervisor Acadêmico na área de língua francesa do Programa Permanente de Extensão UnB Idiomas (2009-2014). Pesquisador do Núcleo e do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (NECAL/GECAL/CNPq) e do Grupo de Pesquisa em Formação de Professores em Línguas e Literatura (FORPROLL/CNPq), membro da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN), da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação de Professores de Francês do Distrito Federal (APFDF). Professor de Educação Básica na Secretária de Estado de Educação do Distrito Federal - SEEDF (2014), ministrando aulas de francês língua estrangeira (FLE) no Centro Interescolar de Línguas de Sobradinho - CILSob/DF (2014-2015). Atualmente, Diretor do Centro Interescolar de línguas do Paranoá (CIL-Paranoá) pela mesma Secretaria. Tendo a Didática de Línguas, os Estudos sobre Oralidade em Língua Estrangeira, Teorias Curriculares, Ensino e aprendizagem de LE/L2, Práticas de Leitura, os Estudos sobre Gêneros Discursivos/Textuais, os (Multi)Letramentos e Transculturalidade em ambientes de ensino-aprendizagem, bem como a Formação de Professores como norteadoras das atividades e interesses de pesquisa e ensino em perspectiva transdisciplinar com a Linguística, a Linguística Aplicada (Crítica), a Literatura, a Educação e ciências afins.

Downloads

Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos