Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Medicina e Saúde de Brasília?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS DO ARTIGO

O manuscrito poderá ser redigido em português, espanhol ou inglês de acordo com as instruções do International Committes of Medical Journal Editors (ICMJE) - Normas de Vancouver.

Serão aceitos arquivos em Microsoft Word ou OpenOffice; o manuscrito deverá ser formatado em fonte Times New Roman 12; espaço de 1,5 entre as linhas; todas as margens da página de 2 cm; sem tabulação no inicio de cada de cada parágrafo; páginas sem numeração; tabelas, gráficos e figuras inseridos no fim do artigo (após as referências) com as respectivas legendas.

Página título

A página título deverá conter o titulo do artigo na língua original e em inglês; e titulo resumido na língua original do artigo com até 50 caracteres com espaço.

Resumo e abstract

A segunda página deve conter o resumo em língua portuguesa, com no máximo 1800 caracteres com espaço. Em seguida ao resumo citar três a seis palavras chaves de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde publicados pela Biblioteca Virtual em Saúde (http://decs.bvs.br).

A terceira página deve conter o abstract em língua inglesa, que deverá ser a tradução fiel do texto em português, com o máximo de 1800 caracteres com espaço. Citando as key words de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde ou da Medical Subject Headings (MeSH) (http://www.nlm.nih.gov/mesh).

Os resumos e abstracts para artigos originais devem ser estruturados contendo objetivo, método, resultados e conclusão. Para artigos de revisão, históricos, especiais e relato de caso o resumo deve sintetizar o conteúdo do artigo sem conter divisões.

Artigos internacionais escritos em inglês ou espanhol devem conter o resumo em português e o abstract em inglês.

 

Texto do artigo

Deverá ser iniciado a partir da quarta página. Os artigos originais devem conter obrigatoriamente Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e Referências. Os relatos de caso devem conter Introdução, Relato do Caso, Discussão, Conclusão e Referências.

Os artigos de revisão, históricos e especiais devem conter ao final do texto uma conclusão ou justificativa da relevância do assunto no contexto atual.

Os artigos originais que envolvam seres humanos necessariamente devem conter nos Métodos o numero do protocolo de aprovação da Comissão de Ética em Pesquisa (CEP).

Referências

As referências devem ser numeradas de forma consecutivas em algarismos arábicos sobrescritos por ordem de entrada no texto (sistema numérico). Conforme as Normas de Vancouver citar todos os autores das referências até o máximo de seis; ultrapassando este numero acrescentar et al.

Alguns exemplos de citações que estão de acordo com as Normas de Vancouver (http://www.icmje.org):

Artigo em revista:

Autor(es). Título do Trabalho. Titulo abreviado do periódico. Ano; volume (número do fascículo): Página inicial-final do artigo.

Dahlöf B. Cardiovascular disease risk factors: epidemiology and risk assessment. Am J Card. 2010; 105(1): 3A-9A.

Bolland MJ, Wang TK, van Pelt NC, Horne AM, Mason BH, Ames RW, et al. Abdominal aortic calcification on vertebral morphometry images predicts incident myocardial infarction. J Bone Miner Res. 2010; 25(3): 505-12.

American Heart Association Statistics Committee and Stroke Statistics Subcommittee. Heart Disease and Stroke Statistics - 2009 Update. Circulation. 2009; 119(3): e21-e181.

Capítulo de livro:

Autor(es) do capítulo. Título do capítulo. In: Autor(es). Título. Edição. Local de Publicação: editora; ano. Página inicial-final do capítulo.

Mitchell RN, Schoen FJ. Blood Vessels. In: Kumar V,AbbasAK, Fausto N, Mitchell RN. Robbins and Cotran Pathologic Basis of Disease. 8th ed.Philadelphia: Elsevier, 2009.

Livro:

Autor(es). Título. Edição. Local de Publicação: editora; ano.

Chagas CR, Menke CH, Vieira RJS, Boff RA. Tratado de Mastologia da SBM. 1ª ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2011.

Material disponível na internet:

Autor(es) pessoa ou entidade. Título da matéria. [acesso em dd mmm aaaa]. Disponível em: endereço eletrônico

Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Manual de Normas de Vancouver: referências e citações. [acesso em24 out 2011]. Disponível em: http://www.pucpr.br/biblioteca/sibi/manual_vancouver_12_05.pdf

 

Tabelas, gráficos e figuras

Devem ser numeradas em algarismos arábicos de forma independente na ordem que aparece no texto. As legendas devem permitir uma perfeita compressão, independe de explicação no texto.

Em gráficos e figuras o titulo e a legenda explicativa de forma breve e clara aparecem na parte inferior. As tabelas não podem possuir linhas verticais, com o titulo incluído na parte superior e a legenda explicativa quando necessária apresentada na parte inferior.

Abreviaturas e Nomenclatura

Abreviaturas devem ser utilizadas somente quando necessárias, sendo descritas por extenso na primeira menção e seguidas pela abreviatura entre parênteses.

As medidas de valores de mensuração, radiação e laboratorial devem ser baseadas nas Unidades do Sistema Internacional (http://www.bipm.org), disponível em língua portuguesa no INMETRO (http://www.inmetro.gov.br/infotec/publicacoes/Si.pdf).

Em relação a medicamentos apenas o nome genérico deve ser citado nos artigos.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  3. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo na avaliação cega pelos pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Os autores declaram que o manuscrito não foi publicado em outra revista; que a versão final foi lida e aprovada por todos os autores; e que de acordo com a Lei nº. 9610/98 concordam em ceder os direitos de publicação à Revista de Medicina e Saúde de Brasília e autorizam que o mesmo seja divulgado gratuitamente, sem ressarcimento dos direitos autorais, por meio do Portal de Revistas Eletrônicas da UCB, para fins de leitura, impressão e/ou download pela Internet, a partir da data da aceitação do artigo pelo Conselho Editorial da Revista.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.