OS DESAFIOS DA TELEMEDICINA: UM DEBATE SOBRE TRIBUTAÇÃO E TECNOLOGIA

Autores

  • Paulo Caliendo PUC-RS
  • Flaviana Rampazzo Soares PUC-RS

DOI:

https://doi.org/10.31501/rvmd.v11i1.8729

Resumo

Atualmente, o tema “telemedicina” tem sido debatido como forma de auxiliar no melhor atendimento e na redução de custos com a área da saúde. Em que pese o fato da telemedicina ser exercida ao menos desde a invenção do telefone, foi com o desenvolvimento da internet que essa modalidade se disseminou como uma opção viável e economicamente eficiente de atendimento. Nesse universo, surge a necessidade do adequado estudo de alguns aspectos tributários que envolvem essa modalidade, bem como o papel que a tributação pode exercer incentivando ou prejudicando a adoção e difusão de novos modelos tecnológicos. Assim, esse texto tem o objetivo de explorar os principais contornos da telemedicina, bem como de abordar o cenário brasileiro e identificar possíveis questões de natureza tributária que podem ser objeto de questionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Caliendo, PUC-RS

Professor Permanente do PPGD da PUCRS. Doutor em Direito pela PUCSP. Coordenador do GTAX – Grupo de Pesquisas Avançadas em Direito Tributário da PUCRS. Advogado.

Flaviana Rampazzo Soares, PUC-RS

Mestre e Doutoranda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, Professora em cursos de Pós-Graduação em Direito lato sensu. Bolsista Capes na linha de pesquisa: eficácia e efetividade da Constituição e dos Direitos Fundamentais no Direito Público e Direito Privado.

Downloads

Publicado

2017-10-16

Edição

Seção

Artigos