O uso de robôs (inteligência artificial) nos pregões eletrônicos promovidos pelo poder público

Autores/as

  • CARLOS HENRIQUE COSTA DE OLIVEIRA UNINOVE - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
  • Eduardo Tuma Universidade Nove de Julho - Uninove

DOI:

https://doi.org/10.31501/rvmd.v19i1.15270

Resumen

Este artigo objetiva analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva, a utilização da tecnologia, especialmente a inteligência artificial, por licitantes nos pregões eletrônicos promovidos pelo poder público. Alguns órgãos de controle externo têm decidido que tal utilização compromete o princípio da competitividade nos certames públicos. Surge, então, o questionamento sobre a limitação do uso da tecnologia pelos licitantes e se este é realmente o caminho mais acertado para ser adotado no âmbito das aquisições públicas num cenário em que as inovações tecnológicas têm impactado todos os setores da sociedade.

Biografía del autor/a

  • CARLOS HENRIQUE COSTA DE OLIVEIRA, UNINOVE - UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO

    Mestrando em Direito pela Universidade Nove de Julho - Uninove, pós-graduado em Direito em Administração Púbica pela Universidade Castelo Branco - UCB/RJ e graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - UniCeub.

  • Eduardo Tuma, Universidade Nove de Julho - Uninove

    Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP). Pós-doutor em Direito pela Universidade Paris-I Panthéon-Sorbonne. Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP.  Professor Titular e Pesquisador dos Programas de Doutorado/Mestrado em Direito Empresarial da UNINOVE/SP.

Publicado

2026-04-01

Número

Sección

Artigos