Aplicativos móveis: a tecnologia a serviço da informação

Jaqueline Puntel dos Santos, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Daniel Conte, Mary Sandra Guerra Ashton

Resumo


Este trabalho se propõe a realizar um estudo sobre as transições que a sociedade percorre a partir da adoção de meios tecnológicos que as permite acesso imediato a informação e compartilhamento. Um dos meios tecnológicos mais requerido pela sociedade para tal necessidade, são os de tecnologias móveis, que aqui centralizaremos nossa pesquisa nos smartphones que apresentam aos usuários funcionalidades avançadas para se conectar e descobrir visões do mundo e estilos de vida nunca vistos antes. A facilidade proporcionada pelos smartphones tem como objetivo prover ao usuário acesso permanente e capacidade de acessar informações em qualquer lugar a qualquer momento. Para realização do estudo, utilizou-se o método de pesquisa revisão bibliográfica que permite a utilização de livros e conteúdos já publicados.


Texto completo:

PDF

Referências


FERRARI, Flavio Atitude Digital: Os caminhos da transformação. Editora Flavio Ferrari, 2018

LOUREIRO, A.A.F. et al. Comunicação Sem Fio e Computação Móvel: Tecnologias,

Desafios e Oportunidades. Minicurso apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de

Computação. Campinas, SP. Ago. 2003. Disponível em:

. Acesso em: 19 jul. 2019

THOMPSON, John B. A Mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia.

Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

LOUREIRO, A.A.F. et al. Comunicação Sem Fio e Computação Móvel: Tecnologias,

Desafios e Oportunidades. Minicurso apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de

Computação. Campinas, SP. Ago. 2003. Disponível em:

. Acesso em: 13 jun. 2019

RAKESTRAW, T. L. (2015). The mobile apps industry: A case study. Journal of Business

Cases and Applications

NOVAC, O. C.,M., Gordan, C., Berczes, T., & Bujdoso, G. (2017). Comparative study of

Google Android, Apple iOS and Microsoft Windows Phone mobile operating systems.

14th International Conference on Engineering of Modern Electric Systems, EMES 2017,

–159. https://doi.org/10.1109/EMES.2017.7980403

STATISTA.COM Smartphones industry: Statistics & Facts Disponível em:

. Acesso em: 20 jul. 2019a.

STATISTA.COM Number of social media users worldwide from 2010 to 2021 (in billions)

Disponível em: < https://www.statista.com/statistics/278414/number-of-worldwide-socialnetwork-

users/>. Acesso em: 20 jul. 2019b.

IDC.COM Worldwide Mobile Phone and Smartphone Installed Base Forecast, 2018–2022

Disponível em: Acesso em: 20

jul. 2019a

IDC.COM U.S. Mobile Phone and Smartphone Installed Base Forecast, 2018–2022

Disponível em: < https://www.idc.com/getdoc.jsp?containerId=US43802718> Acesso em: 20

jul. 2019b

GSMA Association 2019. The Mobile Economy 2019 Disponível em

Acesso em: 21 jul. 2019

DEVICEATLAS Android v iOS market share 2019 Disponível em:

Acesso em: 21 jul. 2019

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de: Metodologia do trabalho

científico 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

CASTELLS, Manuel: A sociedade em rede. Tradução Roneide Venancio majer;

atualização para a 6a edição: Jussara Simões. (A era da informação: economia, sociedade

e cultura; v.1) São Paulo: paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel: A Galáxia Internet: Reflexões sobre Internet, Negócios e

Sociedade 2 a edição: Zahar setembro 2003

POLISTCHUK, Ilana; TRINTA, Aluizio Ramos. Teorias da Comunicação: o pensamento e

a prática da comunicação social. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

LASTRES, Helena. ALBAGLI Sarita. Informação E Globalização. Rio de Janeiro, 1999.

SILVA, Juremir Machado - As tecnologias do imaginário, Porto Alegre: Sulina 2003

MITCHELL, W. J. ME++: the cyborg self and the network city. Cambrige, MA: MIT Press,

FAORO, Roberta. Rodrigues, VENTURIN, Fabio, ABREU, Marcelo faoro. Revista de

Administração do Unifatea, v. 13, n. 13, p. 6-188, A Utilização da Tecnologia Mobile nos

Processos Organizacionais, 2016.

LEE, Valentino; SCHNEIDER, Heather; SCHELL, Robbie. Aplicações Móveis - arquitetura,

projeto e desenvolvimento. Tradução de Amaury Bentes & Deborah Rüdiger. Revisão técnica

de Renato Haddad. S„o Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005. p.1-22.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec editora Ltda., 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2526-382x