Tecnologias Digitais enquanto Mediação em Museus de Belas-Artes Europeus

Autores

  • Catarina Reis Universidade Católica de Brasília (UCB)

Resumo

O objetivo deste trabalho é observar a evolução da mediação digital em museus de BelasArtes europeus de forma a entender como os museus estão a alterar os seus métodos de comunicar com os visitantes. Recorrendo a fontes diretas e indiretas de dados qualitativos e quantitativos, e pesquisa extensiva foi feito um levantamento de projetos de mediação digital em museus de BelasArtes europeus. Os projetos foram organizados em 3 tabelas: Apps, Guias Multimédia e, Outras Experiências. A informação recolhida foi analisada. 121 projetos: 94 Apps, 12 Guias Multimédias, e, 15 Outras Experiências. Em Outras Experiências incluem-se projetos de realidade virtual / aumentada, reproduções 3D, exposição e jogo interativo. Nas tabelas são apresentadas as principais características dos projetos, como se vê na imagem abaixo: Os projetos são estudados em termos de distribuição geográfica e da relação com o turismo cultural. São observadas as funcionalidades e aquilo que se pretende alcançar. Estes projetos requerem estudo, precisam de ser sustentáveis, exigem investimento e qualificação do staff, e, abarcam vantagens e desvantagens que devem ser discutidas. A mediação digital procura democratizar o acesso e a experiência, e dar alguma autonomia ao visitante dentro do museu. Deve ser intuitiva e de fácil utilização, adaptável a todo o tipo de utilizadores. Os museus estão a tentar encontrar a melhor forma de comunicar com um leque cada vez mais diversificado de visitantes. Mais do que analisar projetos e perceber tendências, pretende-se também levantar questões importantes e criar debate em torno do futuro dos museus de Belas-Artes e da sua relação com uma nova geração de visitantes.

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Publicado

2020-01-10

Como Citar

Reis, C. (2020). Tecnologias Digitais enquanto Mediação em Museus de Belas-Artes Europeus. Anais Do Interprogramas Secomunica, 3. Recuperado de https://portalrevistas.ucb.br/index.php/AIS/article/view/11436

Edição

Seção

Artigos