ANÁLISE DO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA, DE UMA COOPERATIVA DE CRÉDITO DO RS

Djenifer Luana Braun, Norberto Kuhn Junior, Mary Sandra Guerra Ashton

Resumo


Este estudo versa sobre a temática do principal programa de educação – A União Faz a Vida – de uma Cooperativa de Crédito do RS, que busca construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania. Teve o objetivo de analisar o programa A União Faz a Vida, do Sicredi/RS, para verificar a eficácia da metodologia adotada para um ensino mais coerente com as necessidades atuais. Trata-se de um ensaio teórico sobre o avanço das tecnologias e sobre a nova forma de ensinar e de aprender das crianças, seguido de uma pesquisa documental sobre o programa em estudo, finalizando com a análise e considerações. São abordadas teorias sobre comunicação e contexto social, evolução da mídia, da linguagem, dos meios de comunicação, assim como sobre a modernização da forma de leitura, através de hipertextos, com os quais os leitores criam a sua própria trilha e o estudo sobre nativos e imigrantes digitais de Presnky (2001). Entre os resultados, identificou-se a intensificação no uso de mídia, linguagem, meios de comunicação e leitura online facilitada pelos avanços da tecnologia, gerando novos comportamentos nos usuários e alunos. Observou-se ainda que o sistema educacional é o mesmo desde que foi criado e por isso existe a necessidade de repensar e atualizar a educação básica. E concluiu-se que o programa possui uma metodologia diferenciada e que muitos aspectos contribuem para uma educação mais eficaz, entre eles a preocupação com uma sociedade mais justa e solidária, visando um futuro com melhores condições em âmbito educacional. Também, identificou-se a necessidade da adoção de metodologias que valorizem a cooperação, cidadania, diálogo, solidariedade, respeito as diferenças, justiça e empreendedorismo que são pregados pelo programa e praticados nas escolas que o adotaram.


Texto completo:

PDF

Referências


PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon 9, no. 5, p. 1-6, (2001).

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 1998.

RATTENMEIER, Miguel; RÖSING, Tania M.K. Questões de leitura no hipertexto. Passo Fundo, RS: Editora Universidade de Passo Fundo, 2013.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Das tábuas da lei à tela do computador: a leitura em seus discursos. São Paulo, SP: Ática, 2009.

JARAUTA, Beatriz; IMBERNÓN, Francisco. Pensando no futuro da educação: uma nova escola para o século XXII. São Paulo, SP: Penso Editora, 2015.

LUCK, Heloisa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. 2 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2011.

PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA. Disponível em < https://www.auniaofazavida.com.br/>. Acesso em jun.2019.

REVISTA A UNIÃO FAZ A VIDA. Sicredi Pioneira, Nova Petrópolis, RS. 2 ed, 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2526-382x