CRIATIVIDADE, ENSINO E MINECRAFT: A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O ENSINO DIGITAL EM TEMPOS PANDÊMICOS

Thomás Czrnhak, Cristiano Max Pereira Pinheiro, Norberto Kuhn Junior

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo descrever e inferir sob a jornada de desenvolvimento de jogos digitais como método didático-pedagógico alternativo às modalidades presenciais, bem como analisar as decisões de desenvolvimento com relação a adequação imagética e de conteúdo. Essa reflexão ganha destaque nos contextos das medidas sanitárias de distanciamento social relativas às atividades de ensino, impostas pela pandemia do Sars-Cov-2. Teve como foco o processo de desenvolvimento de dois jogos realizados por alunos do curso superior de Jogos Digitais da Universidade Feevale, através da plataforma Minecraft Education, juntamente com professores e alunos da Escola de Aplicação desta mesma Universidade. Constatou-se que o Minecraft Education desponta como potente ferramenta de ensino digital, que possibilita o desenvolvimento de jogos rapidamente e de fácil aplicação, alinhado ao preparo do responsável didático e conhecimento das mecânicas da plataforma.

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ISSN: 2526-382x